Agapi apresenta Plano de Atenção Integrada durante curso

A primeira infância em Arapiraca é colocada em primeiro plano. Tanto é que a prova disso é que o município virou referência nacional, tornando-se parceiro das ações da maior entidade do país no âmbito, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

Nesta quarta-feira (25), foi dado o início da 2ª Etapa do Curso para Multiplicadores Agapi (Arapiraca Garante a Primeira Infância). O evento vai até esta sexta (27), contando com palestras sobre puericultura, amamentação e pré-natal.

Ele está sendo realizado pelo psicoterapeuta corporal Marcos Davi, consultor da FMCSV, e é direcionado a enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, professores, farmacêuticos, médicos, assistentes sociais e nutricionistas das Unidades de Saúde Básicas (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Educação Infantil (CEI), as conhecidas creches municipais.

Neste primeiro dia, foi levantado um panorama dos 10 territórios onde o Agapi atua, nos bairros Manoel Teles, Canaã, Canafístula, Pau d’Arco, Carrasco, Jardim das Paineiras, Bom Sucesso e Planalto e nos 1º e 3º Centros de Saúde.

O consultor Marcos Davi apresentou conceitos sobre o que é a primeira infância e suas etapas e, num segundo momento, pôde conhecer o diagnóstico destes territórios com a apresentação do Plano de Atenção Integrada, feito pela Secretaria Municipal de Planejamento.

De acordo com a secretária Cícera Pinheiro, de cada uma dessas 10 comunidades, foi pego um caso de criança em estado de risco para que todos analisassem e pontuassem soluções nesta dinâmica.

“O intuito é propor intervenções de trabalho em rede, entre as áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, criando um ambiente mais propício para os resultados futuros com estas crianças, proporcionando a elas oportunidades para que tenham um desenvolvimento adequado”, diz Marcos Davi, que dará consultoria até sexta-feira.

Estiveram presentes também no evento, as secretária Municipais de Educação, Gorete Queiroz; de Cultura e Turismo, Tânia Santos; de Assistência Social, Anadja Gomes; e de Políticas para a Mulher, Hyseth Santos.

Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017