Ampliação de aeroportos regionais é prioridade para governo federal

Foto: Thiago Araújo
Brasília - Em continuação à agenda em Brasília nesta terça-feira, 3, o governador Renan Filho esteve na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) para apresentar plano de expansão no aeroporto de Penedo, além da construção de unidades em Maragogi e Arapiraca. Na oportunidade, o ministro Eliseu Padilha se comprometeu a viabilizar, em curto prazo, iniciativas em Alagoas e enfatizou que o governo federal trabalha para renovar a aviação civil brasileira, tendo como prioridade os aeroportos regionais.

Acompanhado pelo futuro secretário de Transportes e Desenvolvimento Urbano de Alagoas, Mosart Amaral, o governador Renan Filho solicitou a mobilização da SAC para aprovar determinações e prestar suporte técnico necessário para avançar na mobilidade aérea de Alagoas: "Estamos em um estado eminentemente turístico, que tem recebido diversos investimentos privados e pode contribuir com o crescimento do turismo do Brasil como um todo, com grande potencial para movimentar a economia estadual e nacional".

No caso do aeroporto de Maragogi, um dos principais destinos turísticos do Brasil, cujas competências ambientais já foram aprovadas e o projeto está em fase avançada, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República solicitará ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica, avaliação e aprovação da localização escolhida para a unidade aeroportuária, bem como para instalação da pista para pousos e decolagens.

Já em Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, o espaço anterior sugerido foi considerado inviável pelas entidades do setor. O esforço atual é para que seja realizado estudo técnico com base na indicação de novo sítio por parte do Governo, para revitalização do aeroporto existente. Já em Penedo, serão repassados R$ 4,6 milhões em recursos federais, por meio do convênio Profar, para que sejam finalizadas as melhorias necessárias. Em contrapartida, deverão ser executados investimentos de R$ 690 mil por parte do Estado.

O governador Renan Filho também questionou a previsão de melhorias para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. Segundo a Secretaria da Aviação Civil, a unidade continua sob a gestão da Infraero, que passa por um processo de mudanças no atual modelo de negócios para atender as demandas do país e da sociedade. O ministro Eliseu Padilha repassou informação inédita da empresa, de que novos fingers foram encomendados e que, tão logo seja possível, irão repor os atuais.

Por:Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017