Pestalozzi antecipa sensibilização para Dia da Síndrome de Down

Sensibilização e conscientização sobre o potencial da pessoa com Síndrome de Down foi o foco da ação promovida pelo Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual, da Pestalozzi, no Arapiraca Garden Shopping, durante toda esta quarta(18).
As atividades fazem parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que será lembrado no próximo sábado (21).
Segundo a gerente do Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual – CER II, Fabiana Cavalcante, atividades lúdicas são realizadas na clínica e na escola da Associação Pestalozzi Arapiraca, e foram trazidas para o shopping com o intuito de apresentar à sociedade local algumas das atividades desenvolvidas para estimulo e inclusão dos pacientes.
A diretora também destacou que “o projeto desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Neuro Sensorial (SAN) e Serviço de Estimulação Precoce (SEP) está no shopping também para homenagear todas as pessoas e familiares que vivenciam essa realidade, e que se doam diariamente aos seus filhos e filhas, irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas com Sindrome de Down”.
Brincadeiras em pula-pula, escorregador, bambolê, túnel de arco, pintura de rosto e confecção de coelhinhos de páscoa movimentaram o “Espaço Ação 21 Down”, na entrada principal do shopping da Capital Metropolitana do Agreste.
Mais de 30 crianças dos municípios de Arapiraca, Campo Grande, São José da Tapera, Traipu e Craíbas participaram do evento.
Prefeitura
Em Arapiraca, a gestão da prefeita Célia Rocha é parceira da Pestalozzi.
O encaminhamento de crianças e adolescentes para a Associação Pestalozzi do município é feita após avaliação médica nas unidades de saúde dos bairros.
Diagnósticos de recém-nascidos com paralisia cerebral, crianças com hidrocefalia, atraso no desenvolvimento psicomotor, autismo e com síndrome de Down são encaminhadas à instituição.
Lá, as crianças passam por uma “Avaliação Global” com os profissionais das áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem e assistência social do CER II e passam a ser assistidas de acordo com o laudo de cada especialista da área.
A Associação Pestalozzi Arapiraca, além das atividades lúdicas, também oferece atendimento individual e em grupo, atividades terapêuticas integradas, oficinas terapêuticas, grupos de orientação familiar e prevenção e promoção da saúde oferecidos pelo Serviço de Estimulação Precoce(SEP), Serviço de Atendimento Neuro Sensorial(SAN) e Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado (SEPE).
O CER II atua nas áreas de neuropediatria, ortopedia, fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional(T.O), fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, serviço social e psicopedagogia.
Na área pedagógica a Associação Pestalozzi, também possui creche e escola que atende alunos da comunidade arapiraquense e cidades circunvizinhas. Ao todo são mais de quinhentas crianças e adolescentes com síndrome de Down, autista ou com deficiência neurológica e intelectual usuárias dos serviços da instituição.

Sensibilização mundial
O Dia Internacional da Síndrome de Down, mobiliza ações de sensibilização em vários países no mundo para a luta por direitos iguais e inclusão das pessoas com Síndrome de Down. A primeira ação de sensibilização em território brasileiro ocorreu em 2006, mas só em 2012, por iniciativa do Brasil a data 21/03 passou a fazer parte do calendário oficial da ONU.

Por influência do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, a data 21/03, foi escolhida por fazer referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam geneticamente a síndrome.

Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017