Primeira aula inaugural de 2015 reúne pais e alunos no Ifal Arapiraca

Primeira aula inaugural de 2015 reúne pais e alunos no Ifal ArapiracaEmpregada doméstica, mãe solteira, seis filhos. A vida difícil de Albinete da Silva Barros, 43 anos, ganhou contornos de esperança desde a chegada do Instituto Federal de Alagoas – Ifal em Arapiraca. Ela chorou ao falar da sensação de ter duas de suas filhas, a partir deste ano, estudando em uma instituição federal de ensino. “É o maior orgulho da minha vida, uma emoção que não tenho palavras para descrever. Nunca terminei os estudos, mas estou me realizando através delas”, relatou.

A mãe Albinete e suas filhas
Thayssa Barros, recém-aprovada no
curso de Informática, e Taciene Barros,
 aluna do 3º ano do mesmo curso no Ifal Arapiraca.
Como Albinete Barros, dezenas de pais e mães de alunos compareceram à aula inaugural do câmpus Arapiraca para celebrar o ingresso de seus filhos no Ifal e a abertura do ano letivo 2015. A solenidade ocorreu nessa segunda-feira (2), no auditório do Centro de Apoio à Educação Integral da cidade do agreste alagoano. Presidido pelo reitor Sérgio Teixeira, o evento reuniu dirigentes, professores e alunos da instituição.
"O sucesso profissional está aqui: os melhores alunos, selecionados em uma disputa acirrada, com os melhores professores e técnicos administrativos, aprovados por meio do maior concurso público do estado. É uma mistura que tem tudo para dar certo", defendeu o diretor-geral da unidade, Fábio Ribeiro.
Segundo o reitor Sérgio Teixeira, usufruir da qualidade de educação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é motivo de distinção para os estudantes. "Vocês são privilegiados. A marca da Rede Federal é muito forte e abre portas. A partir de hoje começa uma nova história na vida de vocês", disse aos calouros.
A presença marcante de pais de alunos levou o gestor a convocá-los para participar ativamente da vida acadêmica dos filhos. Sérgio Teixeira também apresentou o desempenho da instituição nos últimos anos, através das estatísticas de crescimento do ensino, da pesquisa e da extensão. 
O pró-reitor de Ensino do instituto, Luiz Henrique Lemos, encerrou o evento com a palestra "O que é o Ifal", onde mostrou, entre outros tópicos, todas as condições ofertadas pela instituição para a permanência do alunado no curso. "Apenas no ano passado, mais de 8 mil estudantes foram contemplados nos programas de assistência estudantil", expôs Lemos.
Além dele, estiveram presentes na aula inaugural, os pró-reitores Carlos Henrique Almeida (Pesquisa e Inovação), Wellington Spencer (Administração) e Carlos Guedes (Desenvolvimento Institucional).
Reitoria Itinerante
O câmpus Arapiraca recebeu a comitiva de dirigentes do instituto não somente para dar as boas-vindas aos novos alunos, mas também para realizar a primeira Reitoria Itinerante de 2015. A ação tem o objetivo de estabelecer um canal de aproximação entre a gestão e as demandas internas da unidade de ensino. 
Na oportunidade, os servidores discutiram aspectos relativos ao andamento do processo de regulamentação da carga horária docente e dos convênios interinstitucionais para qualificação em cursos de mestrado e doutorado.
Por: IF-AL

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017