“Paulo do Bar” é o entrevistado do Papo de Mestre no dia 24

Uma das figuras mais acessíveis e, ironicamente, pouco conhecida por esta nova geração será a entrevistada da segunda edição do projeto cultural “Papo de Mestre”, da Prefeitura de Arapiraca.

Paulo Lourenço da Silva, o “Paulo do Bar”, baterá um papo com os arapiraquenses no próximo dia 24, a partir das 15h, no auditório da Casa da Cultura, situada na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

Com entrada franca, o evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), ocorrerá sempre uma vez por mês até maio, consistindo em trazer à tona para um diálogo com o público local, os vários Mestres da Cultura Popular e em geral de Arapiraca. Em março, foi a vez do mestre do coco de roda Nelson Rosa contar suas prosas e vivências.

Por sua vez, o DJ do Agreste – como também é conhecido Paulo do Bar – vai retratar um pouco da aura das décadas de 1970, 1980 e 1990, quando seu estabelecimento comercial, na esquina das ruas Don Jonas Batingas com a São Luiz no bairro Ouro Preto, reunía intelectuais, poetas, artistas plásticos, músicos e pessoas comuns, sobretudo, interessados em cultura, política e música.

Durante os anos de chumbo da ditadura militar, o Bar do Paulo resistia em pleno interior alagoano, fornecendo o que os censores do golpe insistiam em querer tirar do povo: conhecimento cultural e abordagem crítica do que realmente acontecia no país naquele período obscuro de nossa história política.

“Ele representa esse tino pelo olhar e pelo musicar de toda uma geração. As vivências em seu bar influenciaram o modo de pensar e ser de milhares de arapiraquenses, daí a importância desse papo aberto com o público mais jovem”, diz a secretária da Sectur, Tânia Santos.

Paulo do Bar é matéria ainda de documentários e trabalhos acadêmicos, sendo uma das personalidades mais respeitadas de Arapiraca.

O próximo Papo de Mestre já têm data: dia 15 de maio, com Pai Alex, considerado mestre da Cultura Popular, no segmento Cultura Afrobrasileira, pela Prefeitura de Arapiraca, em 2013.

Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017