Alagoas tem mais de sete mil casos suspeitos de dengue, diz Secretaria

Foto: Reprodução tv Gazeta-AL
Alagoas já registra 7.151 casos suspeitos de Dengue este ano. Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), houve um aumento de 65,61% no número de notificações, se comparado o período de 1º de janeiro a 15 de maio de 2015 com o de 2014, quando houve 4.318 casos suspeitos.
O levantamento aponta que 16 municípios do estado estão em epidemia (confira lista completa ao fim do texto). Isso quer dizer que eles apresentam uma incidência igual ou superior a 300 casos a cada 100 mil habitantes. Os que estão em situação de alerta somam 20 municípios.
Contudo, o número de casos graves da doença reduziu. Neste mesmo período, houve uma queda de 50,60%.
Foram 41 casos de dengue com alarme (quando os sintomas surgem entre o terceiro e o sétimo dia da doença) e grave entre 1º de janeiro e 15 de maio deste ano contra 83 no mesmo período do ano passado.

De acordo com a Sesau, uma força tarefa formada por técnicos das Diretorias de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica foi criada para atuar nos municípios.

As ações são desenvolvidas nas áreas de assistência, vigilância em saúde, combate ao vetor e mobilização da sociedade.
A Secretaria destaca também a atuação das prefeituras para diminuir a proliferação do mosquito.
Ações básicas como medidas eficazes para garantir recolhimento e destino final do lixo urbano, limpeza de terrenos baldios, praças e cemitérios e a fiscalização de borracharias para que não deixem expostos pneus usados são importantes no combate à doença.
Além das ações do poder público, a população também precisa ficar atenta às medidas de prevenção, eliminando criadouros dentro de suas residências, jardins e quintais. O armazenamento adequado da água de consumo e a eliminação de recipientes sem uso que possam acumular água também são ações destacadas pela Sesau.
Veja a lista de municípios em situação epidêmica:
Arapiraca
Carneiros
Colônia Leopoldina
Feira Grande
Inhapi
Junqueiro
Major Isidoro
Maragogi
Maravilha
Marechal Deodoro
Mata Grande
Ouro Branco
Santana do Ipanema
São Sebastião
Senador Rui Palmeira
Teotônio Vilela
Por: G1-AL

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017