Campanha do "Mamaço" incentiva mães amamentar seus filhos

Como parte das atividades da campanha “Semana 100% Mamãe e Bebê”, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (11), um “mamaço” no centro da cidade, mais precisamente na Praça Deputado Marques da Silva.
Oito mulheres aderiram à campanha em defesa da amamentação em público. Algumas já são doadoras do Banco de Leite Humano e outras são mãe que estão cuidando de seus filhos recém-nascidos.
No meio da praça foi montado um estande com sofás, brinquedoteca, fraldário e toda estrutura necessária para receber as mães convidadas e visitantes.
A campanha começou na noite de sábado (9), com um culto e atividades lúdicas na Igreja Evangélica Manancial de Deus, no bairro Jardim Esperança, com a participação da equipe do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) e da turma da coordenação das Arapiraquinhas, as bibliotecas digitais de bairro.
De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança, enfermeira Juliana Lins Pães Barreto, a campanha da Semana 100% Mamãe e Bebê está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, juntamente com outras secretarias de governo e sociedade local.
“Queremos chamar a atenção das pessoas, sobretudo das mulheres, sobre a importância da amamentação para a saúde das mães e dos bebês, além de quebrarmos uma série de tabus acerca da iniciativa”, afirmou a coordenadora, destacando o apoio da prefeita Célia Rocha e do secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa.
A coordenadora do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), pedagoga Gineide Castro, que também está em fase de amamentação, levou seu filho Damião, de apenas nove meses de vida.
A jovem dona de casa Ana Cristina Cassimiro Silva, 23 anos, casada e mãe de três filhas menores de idade, levou a criança de apenas dois meses de vida para ser amamentada em praça pública.
“Fui convidada e gostei da ideia, porque já amamentei as outras duas filhas”, declarou a jovem, afirmando que o ato de amamentar evita o surgimento de várias doenças nas crianças.
A campanha prossegue até o próximo dia 15 deste mês de maio, com atividades voltadas para as mães e seus filhos, incluindo palestras, exames de pré-natal e pós-parto, entre outras ações.
Para a tarde desta segunda-feira (11), a programação da Semana 100% Mamãe e Bebê reserva para o auditório do Sesc palestras com a psicóloga clínica e perinatal Kaanda Ribeira e a psicóloga Tereza Cristina Barros Ribeiro.

Por: Acom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017