Praças de Arapiraca se enchem de serviços gratuitos à população

O sentimento de pertencimento tomou o povo de Arapiraca e região agrestina, nesta sexta-feira (29), durante o primeiro dia de ações do Governo Presente.
As atividades gratuitas tomaram diversas partes da segunda maior cidade de Alagoas, mostrando que o poder público zela pela população, em uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Arapiraca.

Nas investidas pelos logradouros, podiam-se ver pessoas resolvendo problemas dos mais distintos, desde a emissão da carteira de identidade (RG) até inscrições para casamento coletivo, que ocorre às 10h deste sábado (30).
Foi o caso do jovem Riann Karlo Brito, de anos, que aproveitou o ensejo para tirar sua primeira via do RG. “Agora sou cidadão”, brinca ele, prestes a posar para o retrato que ficará em sua identidade, no stand do Instituto de Identificação, em plena “Arena da Cidadania”, montada no Parque Municipal Ceci Cunha, bairro do Centro.
Várias outras tendas erguidas no local disponibilizavam, como aferição de pressão arterial e glicose, prevenção à dengue e orientações do Centro de Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde); cadastro do artesão e de turismo (Secretaria de Turismo); orientação ao contribuinte, parcelamento do IPVA e consulta de pendência do ICMS (Secretaria da Fazenda); emissão de CPF e carteiras de trabalho (Banco do Brasil e Sete); regularização do título eleitoral (TRE); atendimento a clientes para financiamento produtivo (Desenvolve); negociação de débito e ligação e religação de água (Casal); esclarecimentos do Procon; e balcão de negócios (Sebrae).

Estas ações continuam neste sábado, bem como o que acontece na Praça Luiz Pereira Lima, que recebeu a abertura oficial do evento. “Nossa cidade é um dos motores da engrenagem alagoana. Este Governo Presente renova a nossa esperança para o desenvolvimento de Arapiraca e região”, disse a prefeita Célia Rocha, em seu discurso, ao lado do governador Renan Filho. Ambos assinaram ordens de serviços para obras da Casa Abrigo, aeroporto e estações (leia mais aqui).
A “Arena Multiuso”, fincada na própria Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura), contou com atividades a exemplo de exposições sobre experiências tecnológicas; cadastro ambiental rural (CAR); apresentações culturais com o Guerreiro do Seu Elias, a Capoeira Arte Brasil e o chorinho da Associação dos Pensionistas, Idosos e Aposentados de Arapiraca; e orientações a mulheres em situação de violência, seja ela física ou psicológica, entre outras.
Na Casa da Cultura, havia um espaço destinado à primeira infância, onde o governador presenciou o trabalho feito com afinco pela equipe do projeto Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), Espaço Trate – destinado a crianças com transtorno autista – e Banco de Leite.
Já na Praça Deputado José Marques da Silva, também no Centro, músicos davam um tom mais orgânico ao dia do arapiraquense, fazendo uma intervenção no meio do logradouro com guitarra, sax e escaleta. No bairro do Alto do Cruzeiro, o Memorial da Mulher Ceci Cunha recebeu vários serviços do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS/AD), Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), este último fazendo testes de HIV e sífilis gratuitamente.
Por sua vez, o Lago da Perucaba também recebeu investidas para o bem-estar, lazer e cultura dos pequenos. No Planetário Digital, há a “Arena do Saber”, onde os arapiraquenses aprendem brincando (veja aqui).

Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017