Projeto leva mães do lixão ao cinema pela primeira vez

Entrada do Cinesystem
Foto: 7 Segundos
Um colchão novo, um mosqueteiro para o berço, um vale-feira de frutas e legumes, um liquidificador ou um dia de lazer com os filhos, incluindo a possibilidade de ir ao cinema pela primeira vez na vida. Estes são alguns dos principais desejos de dez mães da comunidade Mangabeiras, conhecida também como "Lixão" de Arapiraca, interior de Alagoas e que vão se tornar realidade no próximo dia 8 de maio, em comemoração ao Dia das Mães. Graças à mobilização do projeto Espalhe Amor, formado por 30 voluntários da cidade, que mobilizaram sociedade e empresas, com destaque para o Arapiraca Garden Shopping e o Cinesystem.
O dia começará bem cedo, cada mãe acompanhada pelos filhos, sairá da comunidade para um dia de beleza com direito a unhas, cabelos e maquiagem. Logo depois, o grupo irá direto para o Arapiraca Garden Shopping, no complexo da Cinesystem, onde vão assistir ao filme "Cinderela". No grupo cerca de 30 pessoas entre mães e filhos, sendo que três mães nunca foram ao cinema e as demais nunca pisaram em um shopping center. Quando acabar o longa elas ainda terão um lanche especial no restaurante Bob's e receberão todos os "desejos" pedidos, detalhe, uma surpresa pra elas.
Leone Araújo, estudante de Biologia, e uma das fundadoras do projeto "Espalhe Amor", conta que tudo começou há quatro meses quando ela e mais quatro amigas: Larissa Tinô, Laís Costa, LaisaCavalcante e Juliana Carla, resolveram se unir para realizar uma ação de solidariedade na Fundação Antônio Jorge, lar de idosos, em Arapiraca. A partir disso o desejo de perpetuar ações de solidariedade aumentaram e o número de voluntários também. A partir desta primeira ação aconteceram, outras, entre elas, a distribuição de sopa na comunidade do bairro Mangabeiras, quando elas conheceram de perto a realidade das 100 famílias que moram no local, conhecido também como "lixão", por estar localizado próximo ao principal depositário de lixo da cidade, que não possui aterro sanitário.
"Tivemos um primeiro contato com as famílias desta comunidade quando realizamos a "Sopa" no dia 12 de abril e ficamos muito sensibilizadas. A partir disso, Eu e mais três amigas resolvemos voltar a comunidade, no feriado de 21 de abril, e conhecer ainda mais de perto suas histórias, sonhos e casas. Fizemos várias perguntas sem dizer o objetivo: sobre trabalho, filhos e também sobre quais seriam os três desejos que elas fariam para o Dia das Mães". Leone conta que a partir daí elas montaram um perfil das dez famílias ouvidas e resolveram realizar alguma coisa por aquelas mães. "Achamos os pedidos delas tão simples e sinceros, vendo toda aquela realidade delas, a maioria mora em casas de papelão e ganhar R$ 50,00 por mês. Ao ouvir essas histórias nos não poderíamos deixar o Dia das mães delas passar em branco". Leone reforça que a partir desta pesquisa elas compartilharam com todo grupo do projeto Espalhe Amor que se mobilizou para tentar ajudar. "A partir daí surgiram vários parceiros e doações como as do Arapiraca Garden Shopping e doCinesystem que aceitaram imediatamente. Somos muito gratos!".
Gerente de marketing do Arapiraca Garden Shopping, Vanessa Souto, explica que o empreendimento ficou bastante tocado quando soube das histórias e da pesquisa com as mães perguntando sobre o que gostariam de ganhar. "A maioria delas pediu um momento de lazer com os filhos e algumas citaram a vontade de ir ao cinema. Dentro do nosso conceito Garden de sustentabilidade no seu sentido mais amplo, incluindo, o socialmente justo e responsável, não poderíamos deixar de fazer nossa parte e proporcionar pelo menos por um dia esta alegria para mães e filhos, principalmente, nesta data tão linda que é o Dia das Mães".
"Encantar e proporcionar momentos únicos são parte da magia do cinema. A Cinesystem está muito feliz em poder contribuir com a iniciativa e levar um pouco mais de alegria e expectativa para essas mães e seus filhos em comemoração a uma data tão especial. E não há filme melhor que o clássico "Cinderela" para inspirar novas perspectivas", reforça Sâmara Kurihara, gerente de marketing da Rede Cinesystem Cinemas.
Por: 7 Segundos

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017