Alagoas está perto de atingir a meta de 80% da cobertura vacinal contra a gripe

Foto: Carla Cleto
Alagoas está perto de atingir a meta de 80% da cobertura vacinal contra a influenza. De acordo com o levantamento parcial da Campanha de Vacinação contra a Gripe, atualizado na manhã desta segunda-feira (08), 79,15% do público-alvo já foi imunizado. O número corresponde a 506.898 alagoanos vacinados, cuja meta de imunização é de 640.516 pessoas.

No entanto, como o Ministério da Saúde (MS) informou que campanha não será prorrogada, a recomendação é que os municípios que não atingiram a meta deem continuidade à vacinação. Conforme esclareceu a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, “é importante que todas as doses sejam utilizadas”.

Segundo o Levantamento da Alimentação do banco de dados (Vacinômetro), em Alagoas, os trabalhadores da saúde, a puérperas e os idosos com 60 anos e mais já ultrapassaram a meta dos 80%. Desses grupos, foram imunizados respectivamente 49.588 (86,94%), 5.929 (91,68%) e 228.460 (81,44%) alagoanos.

Ainda não atingiram a meta, crianças de seis meses a menores de cinco anos (76,57%), gestantes (70,18%) e a população indígena (65,17%). Também 33 municípios alagoanos não atingiram a meta, sendo que 01 município está com cobertura menor que 50%; 11 municípios estão com cobertura entre 50% e 70%; e 21 municípios apresentam cobertura entre 70% e 80%. Por outro lado, 69 municípios ultrapassaram a meta dos 80%.

PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2018