Arraiá Pisoteio comemora 10 anos de festejos no São João

Com fogos de artifício anunciando a chega da Comissão Julgadora do 13º Concurso de Resgate às Tradições Juninas, o Arraiá Pisoteio iniciou sua noite de comemorações, na comunidade Batingas.
Nesta quarta-feira (17), eles reverenciaram os 10 anos de existência do grupo junino, com uma festa regada de cores, calor, alegria e sorrisos com uma temática bem peculiar ao povo do interior: a religiosidade.
Perto de uma fogueira acesa, estavam três atores mirins da comunidade representando o Padre Cícero, Frei Damião Nossa Senhora Aparecida – a temática este ano foi a fé do povo nordestino. Um rosário se iniciou, dando abertura à visitação na cidade cenográfica.
Havia parque de diversões, barracas de maçã-do-amor e de comidas e bebidas e sorvete. “Fizemos este arraiá retratando as festas de padroeira nos interiores, que tem toda essa peculiaridade”, diz um dos organizadores, Matias Rodrigues.
No local, foram erguidas igreja, bodega, cemitério, posto de saúde, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e escola, enfatizando ainda em duas pinturas mostrando o sertão e o interior se modernizando.
O vice-prefeito de Arapiraca esteve no evento e prestigiou a noite de festa. “É algo que nos enche de motivação ver uma comunidade unida desse jeito há 10 anos, fazendo o que mais gosta: festejar e reconhecer suas origens nordestinas”, diz Yale Fernandes. Nesta quinta (18), o arrasta-pé ocorre no Arraiá Fogo de Palha, bairro Senador Teotônio Vilela.
Na oportunidade, estiveram presentes a secretária Municipal de Assistência Social (Semas), Anadja Gomes, o deputado estadual Rodrigo Cunha e o vereador Adalberto Saturnino.
No palhoção, houve a poesia matuta e cheia de fé do declamador Adelson das Batingas. Em seguida, aconteceu toda a vibração da quadrilha Explosão Girauense, tendo na sequência a estilizada da Pisoteio, fazendo bonito no “tablado natural” de chão de barro.
“Fico feliz de ter participado novamente desta linda manifestação de nossa cultura. Estou há 10 anos dançando quadrilha e a sensação é sempre de dever cumprido, porque queremos a comunidade junta. E conseguimos”, conta o auxiliar de laboratório, Ailton Araújo, 23, que integra a Pisoteio desde os 13 anos de idade.
Ele, que foi o “noivo”, contou que houve apenas dois meses de ensaio e que o puxador e coreógrafo Gilson Oliveira foi grande articulador para o sucesso da performance.

Na sequência, houve apresentação do coco de roda da cidade de Olivença-AL e, terminando a noite, show com Jéssica e Banda e Sandro Marques.
Fazendo total cobertura do arraia, mais uma vez a imprensa arapiraquense marcou presença com TV Alagoas, Pajuçara FM, Portal Arapiraca e Click Due, registrando todos os detalhes.
Confira a programação completa do São João de Arapiraca 2015:
PARQUE CECI CUNHA, às 20h
Dia 26 – Fascínio, Forró D’ellas e Expresso Forronejo;
Dia 27 – Samyra Show, Pascoal e Lennon Menezes; e
Dia 28 – Gustavo Kayme e os Playboys, La Trupe Caliente e Alves Correia.

MERCADO DO ARTESANATO, às 20h
Dia 12 – Trio Chamego Bom e Moisés do Forró;
Dia 23 – Trio Forró Suado e Derinho do Acordeon; e
Dia 28 – Trio Forrofiando e Maxsuel do Acordeon.

PRAÇA LUIZ PEREIRA LIMA, às 8h
Dias 15, 22 e 29 – Sítio do Afrísio Acácio

SESC ARAPIRACA, às 20h
Dias 19 – Concurso de Quadrilhas Juninas Estilizadas e finais;
Dias 20 – Concurso de Quadrilhas Juninas Matutas e finais.

CONCURSO DE RESGATE ÀS TRADIÇÕES JUNINAS, às 20h
16/06 – Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
17/06 – Arraiá Pisoteio (Batingas);
18/06 – Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
19/06 – Arraiá Arrocha o Nó (Jardim Esperança);
20/06 – Arraiá do Gonzagão (Baixão);
21/06 – Arraiá Aracajana (Cajarana);
22/06 – Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
23/06 – Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco);
24/06 – Arraiá Banaluar (Vila Bananeira); e
25/06 – Arraiá Tira o Pé do Chão (Brasília).

Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2018