Oficial: Prefeitura divulga programação do São João de Arapiraca 2015

O pulsar nas veias de todo nordestino parece se acelerar quando o mês de junho se aproxima. O pé em traço de xaxado, o paladar apurado para as comidas típicas e as mãos querendo soltar chuvinha e reviver uma infância cheia de alegrias.

É com este sentimento pueril de que a cultura nordestina não nos escapa, embora a cidade de Arapiraca avance tanto, que a Prefeitura resolveu neste 2015 investir em um festejo voltado para a família.

Neste núcleo, onde se instalam tantas emoções rotineiras, é que está o real sentido da vida de cada um. E para celebrar um momento como o São João, mesmo diante das dificuldades financeiras acometendo todos os municípios do país, a prefeita Célia Rocha optou por evento mais intimista.

O modelo adotado não compromete os cofres públicos, pois, ciente das dificuldades, a Administração Pública Municipal foi em busca de “padrinhos juninos”, como o Grupo Coringa e o Supermercado São Luiz.

De 12 a 29 de junho, haverá quatro polos neste “São João de Arapiraca 2015 – É Festa Para Toda Família”: no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves; na Arena Cultural da Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura); Sesc Arapiraca; e Parque Municipal Ceci Cunha, aqui com três dias seguidos de shows gratuitos para a população. Além disso, o arrasta-pé das nossas quadrilhas vai encantar 10 comunidades pelo 13º Concurso de Resgate às Tradições Juninas.

Já nesta sexta-feira (12), véspera do Dia de Santo Antônio e também Dia dos Namorados, a partir das 20h, acontece apresentação musical no Mercado do Artesanato, bairro do Centro, com o Trio Chamego Bom e Moisés do Forró, iniciando os trabalhos nos polos culturais da cidade (confira programação abaixo).

No mesmo horário, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) campus Arapiraca, com apoio da Prefeitura, realiza também nesta sexta (12) o “Cantoria dos Namorados”. O evento reverencia justamente o Dia dos Namorados e os festejos nordestinos. Como atração, haverá gratuitamente shows de Afrísio Acácio do Acordeon, do coral Pequenos Tons e do cantor e compositor baiano Paulinho Jequié.

Cidade cenográfica

Reviver os ares do interior. Com este intuito, o São João de Arapiraca vem de cara nova neste ano, porém resgatando a essência de como os festejos eram realizados antigamente. Com uma cidade cenográfica montada no Parque Municipal Ceci Cunha, nas imediações do Ginásio João Paulo II, a festa promete arrancar suspiros nostálgicos dos frequentadores.

Encarnando outro polo, este terá direito a parque de diversões aos moldes das cidadezinhas do interior nordestino, brincadeiras que também remetem à infância nestes locais, comidas típicas e barracas do beijo e da maçã-do-amor, entre outras figurações.
Para completar, um palco montado dará luz às performances de conjuntos musicais nos dias 26, 27 e 28 deste mês, com bandas a exemplo da Fascínio, Samyra Show, Lennon Menezes, Forró D’ellas e Alves Correia.

Na Praça Luiz Pereira Lima, às segundas-feiras – a iniciar neste próximo dia 15 –, quem comanda o fole é o mestre Afrísio Acácio, configurando mais um polo do São João de Arapiraca com o “Sítio do Afrísio”. O outro se dá no Sesc, bairro Santa Edwiges, com mais um Concurso de Quadrilhas Juninas Matutas e Estilizadas.

Além de toda essa movimentação, enfeites irão tomar as lojas e vitrines do município com o concurso “Minha Loja, Meu Arraiá”, dando novo colorido para o centro comercial.

Neste 2015, a Prefeitura de Arapiraca levará a ‘festança’ para 10 localidades, trazendo de volta o tradicional arrasta-pé às ruas. Este modelo de “arraiais comunitários” foi levado para uma experiência na capital Maceió, em 2013, onde também tem dado certo.

“O secretário Vinícius Palmeira, à frente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), por sua vez, fala usualmente em seus discursos que se orgulha de ter ‘copiado’ o nosso São João e isso em muito nos honra! Por aqui, com toda a certeza do mundo, vai ser aquela festa de caras e cores vivas e esperamos que seja vibrante e sem violência, como nos anos anteriores, onde não registramos nenhum incidente sequer”, diz a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.



Confira a programação completa do São João de Arapiraca 2015:

PARQUE CECI CUNHA, às 20h
Dia 26 – Fascínio, Forró D’ellas e Expresso Forronejo;
Dia 27 – Samyra Show, Pascoal e Lennon Menezes; e
Dia 28 – Gustavo Kayme e os Playboys, La Trupe Caliente e Alves Correia.

MERCADO DO ARTESANATO, às 20h
Dia 12 – Trio Chamego Bom e Moisés do Forró;
Dia 23 – Trio Forró Suado e Derinho do Acordeon; e
Dia 28 – Trio Forrofiando e Maxsuel do Acordeon.

PRAÇA LUIZ PEREIRA LIMA, às 8h
Dias 15, 22 e 29 – Sítio do Afrísio Acácio

SESC ARAPIRACA, às 20h
Dias 16 e 17 – Quadrilhas Matutas;
Dias 18 e 19 – Quadrilhas Estilizadas; e
Dias 20 e 21 – Finais do Concurso.

CONCURSO DE RESGATE ÀS TRADIÇÕES JUNINAS, às 20h
16/06 – Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
17/06 – Arraiá Pisoteio (Batingas);
18/06 – Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
19/06 – Arraiá Arrocha o Nó (Jardim Esperança);
20/06 – Arraiá do Gonzagão (Baixão);
21/06 – Arraiá Aracajana (Cajarana);
22/06 – Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
23/06 – Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco);
24/06 – Arraiá Banaluar (Vila Bananeira); e
25/06 – Arraiá Tira o Pé do Chão (Brasília).

Por: Ascom Arapiraca

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017