Parceria com unidades hospitalares busca fortalecer atendimento de saúde

Foto: Carla Cleto
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início a uma proposta de parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Alagoas (Feshal). Representantes da federação participaram de reunião, nesta sexta-feira (26), com a gestora estadual da Saúde, Rozangela Wyszomirska, sobre um programa de melhoria da gestão.

Com 500 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), as sete unidades que integram a Feshal funcionam como importantes hospitais regionais. No entanto, segundo o diretor da Santa Casa de Penedo, Jairo Clementino, esses hospitais carecem de um programa de melhoria de gestão de custos e central de compras, além da capacitação de contadores e assistentes sociais.

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, informou que a Sesau está construindo uma equipe de governança com o intuito fortalecer a gestão. Isso porque, “é preciso que estas unidades identifiquem suas expertises para então gerar bons resultados”, esclareceu ela, ao pontuar que, no Hospital Geral do Estado (HGE), essa medida já foi iniciada, por meio da revisão de custos.

Propostas

Wyszomirska estabeleceu duas propostas de parceria com a Feshal. A primeira é que a Federação prepare um projeto para que a Sesau possa buscar o apoio do Ministério da Saúde, com a finalidade de melhorar a gestão de hospitais públicos e filantrópicos, por meio da qualificação.

A segunda proposta é voltada para as capacitações. A Sesau vai resgatar os projetos destinados à qualificação dos profissionais da Saúde e ainda firmar um convênio com a Federação para construir um programa unificado por meio de uma agenda anual. A iniciativa é ainda importante, segundo Wyszomirska, porque a qualificação é um componente do Programa de Fortalecimento da Rede Hospitalar (Prohosp).

Outras demandas ainda foram discutidas na reunião, como o teto físico e financeiro; os programas da Sesau; e a situação financeira dos hospitais. Participaram da reunião, representantes do Hospital Nossa Senhora de Lourdes (Pilar), Santa Casa de Penedo, Hospital São Vicente de Paula (União dos Palmares), Hospital Regional de Arapiraca, Hospital Santa Rita (Palmeira dos Índios) e da Santa Casa de São Miguel dos Campos.

Também estiveram presentes, a secretária adjunta do Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues, e o superintendente de Controle, Avaliação e Auditoria da Sesau, D’Narte Bastos.

Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2018