Cemfra faz mutirão com aplicação de toxina e tratamento muscular

Profissionais e especialistas que trabalham no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra) iniciaram, nesta quinta-feira (16), um mutirão para aplicação do método de tratamento feito com toxina botulínica em pacientes atendidos pela unidade.
O tratamento por meio da toxina botulínica vai beneficiar os pacientes que, por exemplo, sofreram uma paralisia devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou outros problemas de saúde.
A toxina é aplicada em pacientes que possuem uma rigidez muscular exagerada e, com isso não conseguem se desenvolver ou andar e movimentar os membros corretamente.
De acordo com a coordenadora do Cemfra, a fisioterapeuta Viviane Barbosa, revelou que o município adquiriu a toxina botulínica para atender apenas pacientes em reabilitação e que retornam para dar continuidade ao tratamento, que é contínuo.

O mutirão conta com o apoio do farmacêutico Lucas Fernandes, diretor do Componente Especializado em Assistência Farmacêutica (Ceaf); do médico fisiatra Delane Henrique, enfermeira Nelva Rubia, fisioterapeuta Camila Félix,terapeuta ocupacional Patrícia Cotrim, e de outros profissionais e servidores do Cemfra e do Ceaf..
A aplicação da toxina na musculatura reduz a intensidade das hipertonias, ou seja, possibilita um período de relaxamento muscular durante o qual é possível ganhar movimentação funcional, ampliar as possibilidades de locomoção e transferência, aumentar a independência para cuidados pessoais com higiene e vestuário.
Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2018