Escola Quintella Cavalcanti, em Arapiraca, comemora destaques no Enem 2014

Fotos: Valdir Rocha
Orgulho. Este é o sentimento compartilhado por alunos, professores e direção da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, após os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, publicados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A unidade obteve o 5º lugar geral entre as escolas públicas da rede estadual e 1º lugar em redação.

“É o Quintella voltando a ser referência, como sempre foi, em Arapiraca”. A declaração é do diretor da unidade de ensino, Luiz Barbosa dos Santos. Ex-aluno da escola, onde cursou toda educação básica e retornou para ensinar matemática, ele atribui o resultado à qualificação e compromisso do corpo docente.

“Até 2013 nem constávamos na lista principal. Graças à qualidade dos nossos coordenadores pedagógicos e ao empenho dos nossos professores, que além dos conteúdos e resoluções de questões em sala, estão sempre motivando os alunos e destacando a importância do exame. Somos quase nota 10”, declarou com relação às redações produzidas.

A coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Wilany félix Barbosa, também atribui o resultado ao compromisso da gestão e professores.

"Parabenizamos a escola pelo empenho, dedicação e compromisso com o aprendizado dos alunos. Agora estamos trabalhando para melhorarmos ainda mais os índices educacionais do nosso Estado, oferecendo aos alunos todo o apoio pedagógico necessário", destacou a coordenadora, citando dentre as atividades desenvolvidas curso de redação, aulas de espanhol, aulões e intensivos nas diversas disciplinas da matriz curricular.

Foco na Redação

Quando questionada sobre as expectativas para a edição de 2015, a direção destaca o curso de redação da rede pública estadual de Arapiraca, lançado desde o mês de julho pela 5ª CRE, atendendo a cerca de 800 alunos concluintes do ensino médio da rede, distribuídos em 28 turmas.

O intensivo oferece duas horas extras de aulas semanais com foco em interpretação, leitura e produção de redações, ministradas pelas professoras Gorete da Mata, Lívia Oliveira e Luceli Melo, esta última já premiada pela Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. As aulas acontecem na escola estadual Costa Rego, de segunda a sexta-feira, e são frequentadas pelos estudantes no contraturno das aulas regulares.

“Nosso intuito é desmistificar a redação. Observamos ainda algumas deficiências e a necessidade de incentivar a leitura. Estamos trabalhando com oficinas, promovendo debates e oferecendo algumas dicas. A ideia é torná-los mais aptos à argumentação. Além disto, as redações são corrigidas e comentadas em sala, sempre observando as competências avaliadas no Enem”, explicou Gorete da Mata.

Alunos confiantes

Os alunos estão confiantes no trabalho que está sendo realizado, nas aulas regulares e também no intensivo. O resultado foi uma motivação a mais para acreditarem no alcance de altas pontuações e ingresso nos cursos desejados. É o que afirma Victor Hugo Farias de Araújo, aluno do Quintella, que se submeterá ao exame pela segunda vez e pretende cursar arquitetura.

“Excelente a metodologia desenvolvida. Minha média em redação tem sido de 880 pontos. Estou muito confiante e agradeço aos conteúdos e à segurança da minha professora”, afirmou.

Na expectativa da nota por sua primeira redação produzida no cursinho, a aluna Ivaneide Maria da Silva, da escola Pedro Reis, fala do seu processo de aprendizagem. “Estou entendendo melhor o tema, aprendendo a interpretá-lo. Também tenho me dedicado mais à leitura”, declarou.

Em nota, o Inep explicou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são publicados justamente para auxiliar estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais acerca do aprendizado dos estudantes, servindo de base para a definição de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. 

Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017