Arapiraca atinge 101% de vacinação contra a poliomielite

O município arapiraquense ultrapassou a meta de 95,23% estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) para combater a poliomielite.

A cobertura ocorreu nas Unidades Básica de Saúde (UBS) encarando 101% de crianças vacinadas nos últimos meses. O período de prevenção terminou nesta quinta-feira (10).

Segundo Ana Lúcia Alves, coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estimativa era alcançar um público de 16.378 crianças.

“Acabamos por atingir a meta e ultrapassá-la devido à demanda espontânea. É muito importante essa conscientização da população em levar seus filhos e filhas para os postos de saúde para o combate à pólio”, diz ela, ressaltando o trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município e das 36 UBS.

A doença causada pelo poliovírus pode causar paralisia infantil. Ele entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores.

Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017