Linhas de créditos ajudam no desenvolvimento do interior de Alagoas

Foto: Thiago Sampaio
Em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, na manhã desta terça-feira, 1º, o diretor-presidente da Agência de Fomento de Alagoas, a Desenvolve, Antônio Pinaud, falou dos investimentos para o setor de agricultura familiar, desenvolvidos pela agência. Segundo ele, a Desenvolve vai de encontro à extrema pobreza e o principal desafio dela é desarmar essa “armadilha da pobreza”, e isso está sendo feito com a interiorização do desenvolvimento.

Pinaud explicou que nos últimos seis meses, a agência foi totalmente redesenhada. O próprio governador Renan Filho, de acordo com o diretor-presidente, coordenou esse processo de reengenharia e a empresa já está colhendo frutos.

“Já temos diversas linhas de investimentos, diversos aportes, principalmente ao empreendedorismo que se encontra no interior do Estado, seja comércio, indústria, serviço ou agronegócio”, frisou.

De acordo com ele, a Desenvolve tem ações junto a cooperativas de crédito e cooperativas de produção, que às vezes são aportados recursos na cooperativa de crédito e ela distribui esses recursos para os seus associados.

“Temos um exemplo de uma cooperativa aqui no Estado, é a Cooperativa de Agricultores do Agreste (Coopeagre), localizada em Igaci. Ela iniciou com 28 associados e hoje tem mais de 3 mil associados, em função de ações de fomento que nós desenvolvemos. O crédito é a última etapa para o pequeno agricultor e pequeno empreendedor, há uma ação de  preparação, que gera riqueza e inclusão produtiva no local”, disse o diretor-presidente da agência.

Para Antônio Pinaud, as cooperativas estão ajudando a agência neste momento de crise que o país está passando. Conforme ele, elas estão ajudando, principalmente, com ações de fomento.

“Temos ações de crédito e de fomento, mas elas têm ajudado principalmente com ações de fomento, que é um diagnóstico, a preparação para a gestão da organização, financeira e de mercado”, explicou.
Sobre a agricultura familiar, ele explicou que esse setor é o que tem a maioria dos investimentos na agência, pela própria característica do Estado.

“Se existe uma estratégia de interiorização do desenvolvimento, ela está estancando o êxodo rural e evitando que as famílias vão até a cidade procurar sua proteína no lixo, e é essa a ideia de uma proposta de desenvolvimento da agência. A nossa proposta é fazer o desenvolvimento no local, buscando o crescimento da região, passando pelos pequenos negócios”, afirmou Pinaud.

A Desenvolve está presente em 102 municípios de Alagoas. Em algumas cidades, a agência está localizada na Sala do Empreendedor ou também em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em Maceió, a sede administrativa está localizada na Ponta Verde, atendendo também na Federação das Indústrias e ainda serão abertos mais dois pontos de atendimento na Federação de Agricultura e Pecuária e na Associação Comercial, no bairro do Jaraguá.

Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017