Taxistas de Arapiraca terão curso de capacitação



A capacitação profissional é uma ferramenta essencial para manter a atualização do profissional e garantir sua empregabilidade no mercado de trabalho.
Para garantir a atualização profissional dos taxistas de Arapiraca, o Sesi/Senai, vai oferecer o curso de taxista no período de 2 a 4 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas instalações da instituição, na Rua Eng. Camilo Collier, no bairro Primavera.
De acordo com a Resolução de nº 456 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o curso terá carga horária de 28 horas e conteúdo mínimo sobre relações humanas com 14 horas aula; direção defensiva (8h/a), primeiros socorros (2h/a) e mecânica e elétrica básica (4h/a), válido em todo o território nacional.
O conteúdo mínimo do curso é determinado pelo inciso II do artigo 3º, da Lei 12.468 de 2011, que regulamenta a profissão de taxista e estabelece que a categoria precisa de certificação específica para exercer a profissão, emitida pelo órgão competente, entre outras determinações.
               
Para fazer a inscrição, o taxista precisa levar cópia do RG, CPR, CNH, comprovante de residência e duas fotos 3x4, além de pagar a taxa de R$ 150,00.
A partir de janeiro de 2016, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) só poderá cadastrar os taxistas de Arapiraca que tiverem o curso de capacitação profissional.
O diretor do Departamento de Transportes da SMTT, Ailton Pereira, declarou que o curso é importante porque prepara o taxista, inclusive, para ter uma comunicação interpessoal adequada e respeitosa à população.
“É uma capacitação necessária que vai garantir ao taxista saber manter uma boa relação com os clientes, principalmente os turistas, como também ter responsabilidade e disciplina no trabalho, a exemplo de muitos que já estão na praça”, completou Ainton Pereira.

Profissão regulamentada
                    
Para o presidente da Associação dos Taxistas de Arapiraca (ATA), Osmair Martins, o curso é obrigatório pelo próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que garante a capacitação profissional com a regulamentação da profissão de taxista.
“A partir do momento que a profissão de taxista foi regulamentada e não somos mais autônomos temos a obrigação de nos qualificarmos e fazermos este curso que aqui em Arapiraca é oferecido pelo Senai”, afirmou Osmair Martins.
Ele disse ainda que será oferecida uma série de cursos e os taxistas precisam ir até o Sesi/Senai para se inscreverem. Em outros estados como Pernambuco e São Paulo os taxistas já estão concluindo a capacitação.
Segundo Osmair Martins, a instituição também oferece o curso de taxista no período da noite, das 18h às 22h, para os profissionais que não puderem cursá-lo durante o dia.
“Já deveríamos ter concluído este curso em dezembro do ano passado se adequando a resolução do Contran, no entanto a categoria terá essa oportunidade para concluir a capacitação”, alertou o presidente dos taxistas de Arapiraca.

Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017