Escolas e creches ganham Refriteca

Quem já imaginou uma geladeira, além de armazenar alimentos, poder se transformar em biblioteca e alimentar as crianças e adultos com conhecimentos?
Na manhã desta terça-feira (6), a prefeita Célia Rocha e a secretária de Educação, Gorete Queiroz, apresentaram à sociedade de Arapiraca a “Refriteca”, que é uma proposta social da coordenação da bibliotecas digitais de bairro - as Arapiraquinhas- para estimular ainda mais a leitura, o lazer e a cultura na área urbana e nas comunidades rurais da segunda maior cidade de Alagoas.
De acordo com a coordenadora das Arapiraquinhas, professora Eliane Bezerra, a biblioteca itinerante (Refriteca) foi montada dentro de um refrigerador usado, que, ao abrir a porta, a criança tem acesso a obras literárias, infanto-juvenis e outros materiais, como revistas e gibis.
A iniciativa faz parte do projeto "Mate sua fome de conhecimento", através do qual o leitor pode abrir a geladeira e se servir, podendo ler ou levar um livro, desde que coloque outro no lugar.Antes em desuso, a geladeira foi reaproveitada e recebeu adesivagem do artista plástico arapiraquense Dija.
A entrega da Refriteca aconteceu durante as atividades da Semana da Criança, na Arapiraquinha Professor Miguel Valeriano, no bairro Novo Horizonte.Centenas de crianças, incluindo alunos da Escola Maçônica Perfeita União II, tiveram a oportunidade de brincar, assistir apresentação dos alunos da Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha, além da distribuição de pipoca e algodão doce para a garotada.  
A Banda de Fanfarra da Escola Municipal 31 de Março animou a festa tocando músicas unindo a bela coreografia das jovens balizas.A garotada acompanhou atentamente a contadora de história Maria Cristina Tininha fazer apresentação ao lado da arte-educadora Fabiana Salsa e das regentes das Arapiraquinhas.
O secretário de Governo, José Lopes da Silva e o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, também estiveram no evento, juntamente com a chefe de gabinete Maria Correia.
Ainda durante o evento, a prefeita Célia Rocha recebeu das mãos da aluna Elídia Maria Silva Soares, de nove anos de idade, uma boneca de pano ornamentada como símbolo pela passagem do Dia da Criança, que será celebrado no próximo dia 12 deste mês de outubro.A Semana da Crianças nas Arapiraquinhas começou no dia 30 de setembro, na biblioteca digital do bairro Jardim Esperança, e será encerrada no próximo dia nove, na Arapiraquinha da comunidade de Bananeiras, na área rural do município.

Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017