Altas temperaturas aumentam o risco de incêndios, alerta Corpo de Bombeiros

Foto: Divulgação
Com o verão chegando, a temperatura do clima está cada vez mais elevada. Nesta época do ano, o número de chamados para o Corpo de Bombeiros aumenta significativamente. Devido a pouca quantidade de chuvas e ao calor intenso nesse período, a vegetação fica mais seca e vulnerável aos princípios de incêndio, seja de forma natural ou provocada.

Pequenos focos não controlados podem alastrar-se rapidamente e oferecer risco à segurança de residências, empresas, propriedades rurais e até estradas, devido à diminuição da visibilidade em função da fumaça. Nessa segunda-feira, 16, o Corpo de Bombeiros foi acionado para 22 ocorrências pelos chamados no disk 193.

Dessas, cinco foram para combater focos de incêndio, além de outros três casos de chamas que atingiram vegetações. Uma das ocorrências foi em veículo que estava localizado no aeroporto. A guarnição foi acionada, mas o proprietário conseguiu debelar o foco de incêndio como extintor veicular antes que a guarnição chegasse ao local.

Um pequeno foco de incêndio que estava próximo às tubulações de uma indústria química, no Feitosa. Outro caso na zona rural de Marechal Deodoro: a guarnição de combate a incêndio foi ao local e extinguiu o fogo.
Já o caso de maior proporção foi um incêndio em vegetação próximo a um supermercado na Cruz das Almas. O fogo surgiu em um terreno abandonado que também ficava próximo a residências. Além do caminhão de incêndio, os bombeiros utilizaram bombas costais e abafadores.

As demais ocorrências registradas envolvem nove acidentes de trânsito, um combate a insetos agressivos, retirada de duas para árvores que ofereciam risco iminente de queda, dois acidentes casuais, um atendimento a lesão corporal, um atendimento a caso clínico e um caso de anel preso ao dedo.

DICAS
Seguem algumas dicas para evitar incêndios florestais: não queime lixo nas proximidades de vegetação seca; não jogue tocos de cigarro às margens de rodovias, pois podem estar acesos; não faça queimadas para limpar terrenos; ao perceber um foco de incêndio se alastrando, ligue imediatamente para 193.  

Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017