Duplicação da rodovia garantirá mobilidade urbana para a Região Norte

Foto: Simulação Setrand
A manhã desta segunda-feira (18) marcou o início de uma nova história de desenvolvimento urbano, econômico e social para a Grande Maceió e a região Norte do Estado. O governador Renan Filho assinou a ordem de serviço para o início das obras físicas da duplicação da AL-101 Norte, obra que há anos vem sendo reivindicada pela população.

O primeiro trecho da duplicação da nova via possui 5,8 Km de extensão, do bairro de Cruz das Almas até o início de Garça torta, considerando todos os conceitos de via urbana que caracterizam a primeira etapa da duplicação, priorizando o transporte público e o não motorizado, conforme estabelece o Plano Nacional de Mobilidade Urbana.

Para o secretário Mosart Amaral, a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de duplicação da AL-101 Norte significa um momento ímpar na história do Estado de Alagoas.

"O governador Renan Filho está, hoje, realizando o sonho de muitos alagoanos. Ele fala dessa obra desde o primeiro dia de governo, tomando as providências para que esse dia acontecesse. Ela vai trazer, com certeza, mais desenvolvimento e mobilidade urbana para a região Norte do estado", declarou.

O secretário salientou também a importância da população presente ao evento, representada pelos líderes comunitários, na gestão pública.

"São essas pessoas que antecipam o problema para a gente antes mesmo que a nossa equipe possa chegar a eles. Esse é um momento histórico para essas pessoas que enfrentam os problemas do dia-a-dia", destacou Mosart Amaral.


A obra - A duplicação contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, drenagem, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos – sendo um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josefa de Mello. A obra está prevista para ser concluída em aproximadamente um ano e meio.

Além de melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo ainda com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região.

De acordo com Alcides Tenório, secretário executivo, a obra tem início imediato com o levantamento topográfico, preparação das vias para desvio, devidamente sinalizadas, para que haja, em seguida, a instalação de tapumes.

"Em áreas que pertencem ao governo do estado já iremos começar com o processo de demolição. Até o carnaval, serão feitas obras preliminares para evitar transtornos na região durante o período do carnavalesco,
evitando ao máximo os transtornos durante esse período", frisou.


Por: Agência Alagoas

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017