Secretária Nacional de Defesa acompanhará mutirão da dengue em Arapiraca

Prefeito Yale em mutirão contra a dengueO Carnaval acabou e a brincadeira também. A Prefeitura de Arapiraca vai realizar neste sábado (13) mais um mutirão da dengue em nossa cidade.
A concentração se dará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do João Paulo II, a partir das 8h. O bairro é um dos que mais apresentam presença do mosquito também causador da zika e da chikungunya.
Na tarde desta quinta-feira, 11, o prefeito Yale Fernandes (PMDB) contou que a secretária Nacional de Defesa, Regina Miki, estará acompanhando o mutirão. Os dois conversaram por telefone e definiram detalhes da operação.
Yale também se reuniu com o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, para traçar metas do mutirão. Na ocasião, ficou definida que a logística dos trabalhos se dará após reunião com todos os secretários nesta sexta-feira (12).
“Conversei com a Regina Miki e ela confirmou que estará em Arapiraca, numa grande ação que estamos fazendo com o Governo Federal. Será um dia muito importante, já que vamos chegar as casas de bairros mais afetados, como o João Paulo II e o Manoel Teles. Estamos fazendo nossa parte no combate ao mosquito, mas é preciso que cada cidadão faça a sua também, não deixando água parada em locais abertos. Contamos com a participação de todos nesse combate”, comentou o prefeito.
O índice de infestação na região é de mais de 12%. Para que este percentual diminua, a população deve colaborar deixando os agentes de endemias adentrarem suas residências para fazer o devido trabalho de prevenção e colocação de remédios em tanques e cisternas.
Além disso, a atitude de cada tem que mudar para não deixar o Aedes Aegypti nascer. Segundo o secretário Ubiratan Pedrosa, a conscientização é parte primordial para esta mudança. “Combatemos este mosquito há 30 anos e não possível que deixemos ele renascer todos os anos”, diz.
Prefeitura já realizou grandes mutirões
Em dezembro, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou dois grandes mutirões na cidade, com a participação de mais de quatro mil pessoas, entre servidores públicos, profissionais de saúde e representantes dos diversos segmentos da sociedade arapiraquense.
Na ocasião, a rede de emissoras, formada pelas rádios Novo Nordeste AM, Nova FM, Imprima FM, Gazeta FM, Programa do Alves Correia, 96 FM, Rádio A Voz do Povo, a Voz de Deus, Pajuçara FM e Educativa FM, transmitiu ao vivo om entrevistas e flashes ao vivo em vários pontos da cidade, com o propósito de mobilizar ainda o trabalho da força-tarefa.
Governo anunciará medidas até o final do mês
Um conjunto de medidas de pesquisa e desenvolvimento e de combate ao Aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo mosquito – zika, dengue e chikungunya – deve ser lançado pelo governo até o final deste mês. O pacote envolve recursos para estudos perto da fase de conclusão, estímulo a novas frentes de investigação científica, cooperação internacional, regulamentação de leis recentes ligadas a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e desburocratização de procedimentos.
O ministro Celso Pansera explicou que as medidas “vão da facilitação para importar reagentes necessários à pesquisa na área até medidas para garantir segurança jurídica aos pesquisadores envolvidos, com a regulamentação de artigos dot Marco Legal de CT&I e da Lei de Acesso à Biodiversidade”.
Pansera destaca a possibilidade de se chegar, em um prazo relativamente curto, a uma vacina eficaz contra os quatro tipos de dengue. O conjunto de medidas discutido inclui o trabalho conjunto com instituições científicas da área de saúde dos Estados Unidos para essa produção.
Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017