Cinco novas escolas serão entregues até o final do semestre

Governo ampliará capacidade de oferta para a rede estadual de ensino
Foto: Valdir Rocha e José Demétrio
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, segue firme na busca de melhores índices da educação básica em Alagoas. Neste sentido, tem voltado seu olhar para um ponto especial, a escola.

Além da descentralização de recursos por meio do programa Escola da Hora, garantindo atendimentos de urgência, dos investimentos em programas que fortalecem a gestão e de promover reformas em 72 unidades educacionais, até o final deste semestre, mais cinco novas escolas serão entregues em Arapiraca, São Miguel dos Campos, Coruripe, Murici e Quebrangulo.

A primeira entrega, prevista para o final deste mês, será o Colégio Militar Tiradentes – Unidade Agreste, em Arapiraca, integrando a 5ª Gerência Regional de Educação (Gere). Construído no bairro Bom Sucesso, terá gestão da Polícia Militar, com oferta inicial voltada ao ensino fundamental.

Para o secretário Luciano Barbosa, as novas unidades trarão benefícios importantes junto aos novos e populosos bairros do município e corrigirão déficits de oferta educacional nas respectivas comunidades.

“Estas escolas atendem a uma demanda reprimida de jovens do interior, que precisam de vagas e de estrutura em escolas de nível médio compatível com uma boa qualidade de ensino”, pontuou.

Oferta - Construídas em bairros onde não havia oferta da rede estadual, todas foram viabilizadas com recursos próprios do Governo do Estado, cada unidade custará R$ 4,7 milhões aos cofres públicos. Sendo a escola de Quebrangulo, pertencente à 3ª Gere, resquício do Programa da Reconstrução.

O gestor da Seduc destacou o exemplo de São Miguel dos Campos. “Será muito importante para a parte alta da cidade, onde hoje não existe nenhuma escola de nível médio e possui uma população no entorno de mais de 50 mil habitantes”, declarou Luciano Barbosa.

Duas unidades pertencerão à 2ª Gere, em São Miguel dos Campos, e será construída no conjunto Hélio Jatobá. Em Coruripe, a unidade ficará próxima ao estádio de futebol, no bairro Preto, e, em Murici, a escola, que pertencerá à 7ª Gere, será construída no conjunto residencial Olavo Calheiros, nas proximidades da nova entrada da cidade. No total serão disponibilizadas mais de cinco mil vagas para os ensinos fundamental e médio.

Estrutura - De acordo com o superintendente de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da Seduc, Djaci Magalhães, as escolas terão estrutura padrão, com doze salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e de química, sala de leitura, sala de direção e coordenação, recreio coberto, banheiros, além de ginásio poliesportivo e campo society.

Fazendo uma avaliação das mudanças e melhorias implementadas pela atual gestão, o superintendente pontua os diferenciais das obras.

“Além de priorizar as reais necessidades da escola, temos conseguido um atendimento mais rápido às demandas. Temos realizado reformas sem paralisar as aulas e obras com prazos céleres”, avaliou.

O superintende falou ainda em outro foco da atual gestão: a valorização do desporto escolar. Segundo Djaci, são 31 novos ginásios em construção, dos quais sete já foram entregues: quatro em Arapiraca, um em Palmeira dos Índios e dois em Maceió, ambos no bairro Benedito Bentes.
Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017