Semana do Autismo começa nesta segunda (28)

autismo
Palestras, debates e uma série de atividades lúdicas farão parte da Semana de Conscientização sobre o Autismo no município de Arapiraca.

A abertura da programação está marcada para a manhã desta segunda-feira (28), no Planetário Municipal e Casa da Ciência, sob a coordenação do Espaço Trate (Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo) de Arapiraca.
As atividades fazem parte do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será celebrado no próximo dia dois de abril.
O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, com ênfase já nos dois primeiros anos de vida.
Com acompanhamento, meninos e meninas têm capacidade de viver e desenvolver atividades como qualquer outra pessoa.
O Espaço Trate foi inaugurado em 2011, no bairro Cavaco, sendo o primeiro estabelecimento público do gênero no Brasil e ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento a crianças com autismo.
O estabelecimento faz parte da rede municipal de saúde. O Espaço Trate é dotado de modernas instalações em ambiente climatizado, e os profissionais trabalham com o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System), entre outras atividades lúdicas e especializadas no tratamento dos autistas.
De acordo com a programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo, nesta segunda-feira (28) haverá um ciclo de palestras no Planetário Municipal.
A partir das oito horas tem início o credenciamento das pessoas e, em seguida, as psicólogas Ana Paula Rios e Luana de Freitas irão abordar os sinais de alerta acerca dos primeiros sintomas do autismo.
Às dez horas, a terapeuta ocupacional e pós-graduada em Neuropsicologia Clínica, Graziela Valeriano, vai tratar da integração sensorial e autismo.
Ainda de acordo com a programação, a partir das 11 horas, a psicóloga e mestra em Educação, Elizete Balbino, que também é coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), vai abordar o ABC do Trate.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo reserva para o dia dois de abril uma série de atividades com as crianças no Arapiraca Garden Shopping.
Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017