Dia Mundial da Saúde: além da Diabetes, doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti são tema-prioridade

smsTodos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) debate um tema que representa uma prioridade na agenda internacional. A partir dele, ações voltadas à prevenção da doença e promoção da saúde são realizadas no mundo inteiro.
Nesta quinta-feira (7), na Praça Deputado José Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, além da “Diabetes”, tema escolhido para este Dia Mundial da Saúde, também foi escalado pelo Ministério da Saúde do Brasil outro tema-prioridade: o “Enfrentamento ao Aedes aegypti e Suas Consequências” em razão do atual surto provocado pelo mosquito no país.
Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde, Fátima Ramalho, infelizmente os casos de Dengue, Zyka e Chikungunya em Arapiraca ainda estão acima do que é aceito pela OMS, mas o índice de infestação em alguns bairros e comunidades diminuiu.
“A gente tem realizado vários mutirões desde o início do ano; atividades nas agências bancárias, em 22 empresas, nas comunidades, nas praças, nas unidades de saúde, nas escolas públicas e particulares; onde há aglomerados de pessoas, a gente tem chegado para divulgar por meio de materiais educativos, palestras, apresentações teatrais, passeatas em suas comunidades”, declarou a coordenadora.
sms IIAlém disso, os agentes de endêmias têm intensificado as visitas principalmente nos locais mais resistentes e também contam com o apoio dos agentes comunitários de saúde, uma vez que a população ainda não despertou de forma significtiva para os malefícios desse mosquito.
Os inúmeros serviços ofertados gratuitamente para a população arapiraquense, tais como: adoção de animais (cachorros e gatos); aulão de zumba, alongamento; orientações sobre diabetes, postural, nutricional; prevenção de câncer; alimentação saudável; atividade física, dentre outras atividades contam com, ao longo desta quinta, com a participação das secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Smel), de Educação (SME), de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), de Agricultura (Semagri) e de Políticas Para as Mulheres (SMPPM), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Hemocentro Regional de Alagoas (Hemoal), Pastoral da Criança, Centro de Acolhimento/ Anjos da Paz, Escola Santa Bárbara e Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal).
Para a técnica de enfermagem aposentada, Josete Rodrigues, as ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde são importantes, porque alertam a população para o comodismo sobretudo.
“As pessoas [de uma maneira geral] são muito acomodadas. Não vão a um laboratório ou a um posto de saúde; ficam em casa e ações como essa da Prefeitura [de levar alguns serviços até a praça] incentiva a população a se inteirar da própria saúde”, afirma.
O evento de mobilização acontece também no Bosque das Arapiracas de 5h às 7h e de 16 às 20h, no Centro.
Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017