AL imuniza 7,7% da população na 1ª semana de vacinação contra H1N1

Meta do município é vacinar mais de 19 mil pessoas conta a gripe (Foto: Horácio Palma)
(Foto: Horácio Palma)
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou um balanço parcial da primeira semana de vacinação contra Influenza em todo o estado.
Entre o início da campanha, no dia 25 de abril, e a quinta-feira (28), 49.052 alagoanos foram vacinados, o que representa 7,71% do total esperado, que é de 636.571 pessoas.
A campanha de vacinação termina no dia 20 de maio.
Segundo a Sesau, do público-alvo da campanha, 4,98% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos foram vacinadas, além de 38,02% dos trabalhadores da saúde, 5,55% das gestantes, 4,78% das puérperas, 1,21% da população indígena, e 4,58% dos idosos que também receberam a imunização.
A secretaria ressalta que os dados foram obtidos através do Sistema de Informação, que registra as doses que foram aplicadas pelos municípios. Contudo, 52 prefeituras ainda não enviaram dados com relação às doses já aplicadas.
Além disso, outros 44 municípios têm cobertura vacinal menor que 20%, seis estão com cobertura entre 20% e 50% e nenhum município no estado chegou pelo menos na metade das imunizações esperadas.
Distribuição
Quanto à distribuição, a Sesau explica que o Ministério da Saúde (MS) definiu o envio de 748,1 mil doses da vacina H1N1 para Alagoas. Até a última quinta, apenas 374,2 mil doses, aproximadamente metade do esperado, havia sido entregue à Central Estadual da Rede de Frio.

A assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI-AL), Denise Castro, explica que o MS está enviando as doses ao estado em cotas. A 5ª, que corresponde a 94 mil vacinas, já foi entregue. O estado ainda aguarda outras 279,8 mil doses para concluir a distribuição aos municípios.
“A Sesau tem adotado providências imediatas para distribuição das vacinas logo que são recebidas, alertando aos municípios para recolhimento das respectivas cotas”, explica Denise.
Por: G1 - AL

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017