Semarh e municípios discutem ações voltadas ao plano de resíduos sólidos

Semarh inicia no dia  26 de abril ciclo de debates para validação das ações previstas nos Planos Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos
Divulgação
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com a empresa Floram Engenharia iniciam no dia 26 de abril até 5 de maio o ciclo de debates para validação das ações previstas nos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pigirs).
A elaboração do plano percorreu diversas etapas com mobilização social para diagnosticar a situação dos resíduos sólidos nas regiões Agreste, Sertão, Bacia Leiteira, Metropolitana, Zona da Mata e Litoral Norte e Sul.
De acordo com Elaine Melo, gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, o atual momento é propício para organizar reuniões públicas e colocar em discussão ações, metas e planejamentos acerca da validação do plano intermunicipal.
“O plano é importante porque vai apontar os direcionamentos sobre a gestão dos resíduos sólidos nos municípios. Além disso, torna-se fundamental para iniciar o planejamento entre estado e município no encerramento das atividades dos lixões e construção dos aterros sanitários como determina a legislação. É uma oportunidade para a sociedade contribuir para que a gestão dos resíduos sólidos seja realizada da maneira mais eficiente e participativa”, explica Elaine Melo.
Ao superar o procedimento de debates junto às comunidades, o próximo passo a ser constituído será a aprovação final do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Todas as discussões envolvem os representantes dos municípios reunidos pelos consórcios Crerssal, CIGRES, Conagreste, Conisul, Conorte, Corszam e o Consórcio Regional Metropolitano de Resíduos Sólidos de Alagoas.

Calendário de reuniões

Região do Sertão alagoano
Dia 26 de abril de 2016 no Município de Delmiro Gouveia, às 8:30 no Auditório da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
Região da Bacia Leiteira de Alagoas
Dia 27 de abril de 2016 no Município de Olho d’Água das Flores, às 8:30 na Câmara de Vereadores.
Região do Agreste alagoano
Dia 28 de abril de 2016 no Município de Arapiraca, às 8:30 no Auditório da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
Região Sul do Estado de Alagoas
Dia 29 de abril de 2016 no Município de Campo Alegre, às 8:30 no Centro Social de Campo Alegre - CESCA.
Região do Litoral Norte alagoano
Dia 3 de maio de 2016 no Município de Matriz de Camaragibe, a partir das 8h30 na Secretaria Municipal de Saúde.
Região da Zona da Mata Alagoana
Dia 4 de maio de 2016 no Município de Cajueiro, a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores.
Região Metropolitana de Alagoas
Dia 5 de maio de 2016 no Município de Satuba, às 8h30, no Auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017