Por decreto, Célia Rocha autoriza interdição do trânsito no trajeto da Tocha Olímpica

IMG_1614Arapiraca vai viver um momento único. A passagem da Tocha Olímpica pela cidade no próximo domingo (29). Com transmissão de televisão para o país e o mundo, Arapiraca terá sua imagem vista por milhões de pessoas.
O significado da Tocha Olímpica é o que determinou a prefeita Célia Rocha, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a interditar o trânsito do percurso principal e ruas adjacentes.
A finalidade é proporcionar segurança dos revezadores, da comitiva da Tocha e de toda a população da cidade e região que for presenciar este momento singular na vida de uma cidade, de um país.
A passagem da Tocha Olímpica tem o papel de disseminar os ideias olímpicos com mensagens de esperança para todos os povos. Como também gestos de solidariedade, fraternidade, compreensão, amizade. Tudo isso para promover a paz. A paz na cidade, no país e no mundo.
IMG_3937Quando há guerra entre países e povos, dá-se o cessar fogo com a presença dos Jogos Olímpicos e o percurso da Tocha Olímpica. Daí a importância absoluta a este símbolo de paz e fraternidade entre todos.
“Tudo que possamos fazer ainda é muito pouco para o que a passagem da Tocha Olímpica representará para a nossa Arapiraca. É um orgulho infinito e indescritível. Que todas as famílias se unam neste momento mágico e venham todos juntos conosco ver, aplaudir e se emocionar com este domingo que será inesquecível”, declarou Célia Rocha.
Todos os trabalhos, ações e atividades culturais, educacionais e esportivas têm a cooperação de todos os secretários municipais, que estão coordenados pela secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, coordenadora do Comitê Olímpico Local (COL).
“Estamos planejando este momento desde o ano passado e a cooperação de todos e, principalmente, da população é que vai proporcionar esse momento belo em nossas vidas e para a história de Arapiraca em seus 92 anos de emancipação política e desenvolvimento econômico e social”, atribuiu Cícera Pinheiro.
Decreto por segurança e organização
PERCURSO TOCHA1A prefeita de Arapiraca determinou por meio do decreto de nº 2.457, de 19 de maio deste ano, a interdição do trânsito nas vias que compõem o trajeto do revezamento da Tocha Olímpica e dá outras providências.
O decreto destaca ainda que Arapiraca irá mostrar atrações culturais durante o percurso da Tocha para o mundo ver e par quem for assistir a este espetáculo, que será conduzido por 29 revezadores, a maioria arapiraquenses.
Desta forma, a prefeita Célia Rocha determina ações de operacionalização de tráfego que deverão ser colocadas em prática no domingo 29, para a promoção de um evento com segurança, fluidez e organização estratégica.
Sendo assim, o parágrafo único do documento estabelece que “fica autorizada a interdição do trânsito entre 5 horas da manhã até o término do evento com a restrição da circulação e estacionamento de veículos de quaisquer naturezas nas vias públicas e adjacentes que recepcionarão o trajeto da Tocha Olímpica”.
Ao todo serão dez ruas interditadas no domingo 29, conforme a trajetória da Tocha Olímpica com início pela Rua José Emídio de Lima, seguindo o percurso pelas ruas Expedicionários Brasileiros, 30 de Outubro e Largo Dom Fernando Gomes, na Concatedral.
Serão interditadas ainda as ruas Estudante José de Oliveira Leite, Fernandes Lima, Pio Matos, Manoel de Abreu, Marcelino Magalhães e Delmiro Gouveia, no Parque Ceci Cunha, onde haverá um palco com dimensões de camarote onde será feita uma celebração à Tocha Olímpica.
Em seguida, o comboio segue pelo Bosque das Arapiracas e concluirá o trajeto na Rua Manoel Francisco Cazuza, em frente ao Centro Administrativo, sede do governo municipal de Arapiraca.
O artigo 3º do decreto esclarece que os veículos que estiverem estacionados ou circulando nas áreas fechadas pela prefeitura ficarão sujeitos às medidas administrativas e penalidades descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Em todo esse percurso teremos agentes de trânsito para disciplinar e orientar a população e os visitantes que forem assistir a este momento olímpico em Arapiraca e, acima de tudo, solicitamos a compreensão e a cooperação de todos para que possamos fazer uma passagem histórica da Tocha Olímpica por Arapiraca”, pediu Ricardo Teófilo, titular da SMTT.
Feiras livres
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), por meio da secretária Myrka Lúcio, já determinou a mudança das feiras livres das Ruas São Paulo, no bairro Alto do Cruzeiro, e do bairro Jardim Esperança, na antiga Cohab Velha, serão antecipadas para o sábado, dia 28. Mudança estabelecida em consonância com os comerciantes e feirantes locais.
“Essa mudança se justifica em virtude da necessidade de garantirmos uma melhor mobilidade no trajeto da Tocha Olímpica com a chama sagrada das Olimpíadas irá passar e proporcionarmos conforto e segurança à nossa população”, disse Myrka Lúcio.
Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017