Parceria garante acessibilidade em transporte alternativo no Agreste

Elevadores automotivos instalados nos transportes alternativos garantem mais autonomia às pessoas com deficiência
Davi Salsa
As pessoas com deficiência que utilizam as vans de transporte complementar entre as cidades do Agreste e Sertão de Alagoas estão recebendo atenção especial, pela primeira vez, com a instalação de elevadores automotivos para o acesso aos veículos.
Desenvolvida numa parceria entre a Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan) e a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), a iniciativa está beneficiando centenas de usuários que enfrentavam muitas dificuldades e necessitavam da ajuda de outras pessoas para terem acesso aos pontos de embarque e aos veículos para se deslocarem de Arapiraca para outras cidades da região.

O projeto-piloto foi implantado inicialmente com o apoio do motorista Marcondes Inácio da Silva, que transporta passageiros entre a cidade de Arapiraca e o povoado Folha Miúda, na zona rural do município de Craíbas, a 142 km de Maceió.

O deficiente visual Lucas Bruno de Farias, de 22 anos de idade, elogiou a parceria entre a Cooperativa e a Arsal. Ele aproveitou a iniciativa para lançar outro projeto, com a colocação de pequenas placas de sinalização e identificação em Braille nos pontos de embarque e desembarque de passageiros que utilizam as vans.

"Muitos amigos com deficiência visual me relataram as dificuldades em localizar os pontos de embarque e, principalmente, os veículos que seguiam para o seu município de destino. Agora, com essa parceria, a vida da gente facilitou bastante e os nossos direitos estão sendo garantidos", afirmou Lucas Farias.
O presidente da Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan), Marcondes Prudente, destacou o apoio do presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos, para a implantação do projeto pioneiro no interior de Alagoas.

Ainda de acordo com o presidente da Cooperativa, toda iniciativa tem como base o Decreto Executivo 8.425, de 2015, e que foi sancionado pelo governador Renan Filho para fortalecer os projetos e ações que fortaleçam o direito à acessibilidade.

"Já temos um veículo adaptado para cadeirante e projeto-piloto para facilitar e garantir os direitos das pessoas com deficiência visual. Estamos realizando um levantamento, com o apoio da Arsal, para identificarmos as demandas em nossa região, para que possamos ampliar esse projeto", acrescentou Marcondes Prudente.

A Coopervan atua há oito anos e conta com uma frota de 400 veículos e pessoas cooperadas que fazem o transporte complementar em 21 cidades do Agreste, Sertão e parte da região do Baixo São Francisco em Alagoas.
Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017