Luciano Barbosa: “Cuidar das crianças é defender as futuras gerações”

Arapiraca é pioneiro em Alagoas e uma referência no Brasil no cuidado com a primeira infância.
Foto: Davi Salsa
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, participou, na manhã desta quarta-feira (24), na cidade de Arapiraca, ao lado do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e da prefeita Célia Rocha, de seminário para defesa da primeira infância em Alagoas. Evento fez parte da comemoração dos três anos de atividades do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi).

Na solenidade, Luciano Barbosa falou em nome do governador Renan Filho, que está em Brasília participando das negociações das dívidas dos estados brasileiros. “Cuidar das crianças é defender as futuras gerações em Alagoas”, afirmou o vice-governador, que aproveitou o momento para agradecer a prefeita Célia Rocha pelo convite para participar do evento.

Luciano Barbosa frisou que o tema da primeira infância é muito pertinente para todos os municípios. “O governador Renan Filho e a primeira-dama Renata Calheiros têm dedicado total atenção às famílias de gestantes e crianças recém-nascidas, com a implantação de uma rede de proteção social que inclui a família e as áreas de educação e saúde”, destacou.

Também fez questão de agradecer ao ministro Osmar Terra pela deferência especial ao município de Arapiraca. “Essa é uma cidade generosa, acolhedora e inspiradora em seus projetos. Não tenho dúvidas de que Arapiraca, com o seu projeto de apoio à primeira infância, será exemplo para os outros 101 municípios do Estado”, disse o vice-governador.

Por sua vez, o ministro lembrou que, recentemente, esteve reunido com o governador Renan Filho, no Palácio República dos Palmares, para tratar do apoio do Governo Federal na execução das políticas públicas voltadas para a primeira infância em Alagoas.

“Sei do compromisso do Governo estadual com esse tema, e podem ter certeza de que as ações que aqui já estão sendo desenvolvidas terão nosso total apoio”, declarou o Osmar Terra, citando o exemplo da cidade de Arapiraca.

Ainda na abertura do evento, a prefeita Célia Rocha recebeu do ministro Osmar Terra o título de “Embaixadora da Primeira Infância”.  Ao tempo em que agradeceu a presença das autoridades, elogiou o trabalho realizado, há três anos, pela equipe que atua no programa Arapiraca Garante a Primeira Infância no município.

“Os primeiros três dias de vida são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança, para garantir seu futuro. Precisamos muito do apoio e da parceria com os governos estadual e federal para avançarmos ainda mais na defesa de nossas gestantes e crianças”, completou. O município de Arapiraca é pioneiro em Alagoas e uma referência no Brasil no cuidado com a primeira infância.

Programa Agapi

O programa foi implantado em 2013 e atua com apoio de várias secretarias e a mobilização de 21 equipes do Saúde da Família (PSF), 160 agentes comunitários de saúde, 24 creches, 36 escolas, sete bibliotecas de bairro - as Arapiraquinhas -, oito Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), atendendo mais de 19 mil famílias e 5.503 crianças até cinco anos de idade.

O seminário contou ainda com debates, palestras e mesas-redondas com a participação do mestre em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP), João Roberto de Araújo; Vital Didonet, assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância; Alessandra Schnneider, técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Anna Chiesa, Doutora em Saúde Pública e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), além de Beatriz Ferraz, gerente da área de Educação Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, e da representante do Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Maria Teresa Amaral.

Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017