Arapiraca reduz mortalidade infantil e melhora indicadores de impacto social

assistência social3Em recente pesquisa, mais uma vez Arapiraca aparece em destaque nas linhas de base de impacto social.
No “Relatório de Dados Finais”, promovido pela Fundação das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e divulgado nesta última sexta-feira (14), a cidade figura com diminuição na taxa de mortalidade infantil (TMI) por 1.000 nascidos vivos.
Em 2011, o número era de 16,9% e, em 2014, 15%. Isto é, uma regressão de quase 2%.
Quanto ao percentual de mulheres grávidas com sete ou mais atendimentos pré-natal, o município subiu de 46,4%, em 2011, para 55,9%, em 2014.
assistência social1No tocante a óbitos infantis investigados, em 2011, isto se traduzia em 53,8%. Em 2014, foi para 85,2%.
Já a cobertura vacinal pentavalente – que imuniza as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B e a hepatite B –, pulou de 37,2%, em 2012, para 100%, em 2015.
O reflexo disso tudo, por conseguinte, vem dos incansáveis esforços da prefeita Célia Rocha, que é também pediatra. A gestora investiu bastante nos últimos anos em políticas públicas voltadas para o bem-estar social, sobretudo, com o olhar para a primeira infância (com cuidados desde a barriga da mãe até os 6 anos de idade).
Os resultados do Unicef foram obtidos no eixo de Impacto Social, com fontes e números colhidos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde (MS).
IMG_0004Estes dados fazem parte do relatório que pontua cidades que concorrem ao novo Selo Unicef. Tendo já ganho por duas vezes a honraria, em dezembro, Arapiraca vai sediar este ano a cerimônia oficial em Alagoas, que premiará vários municípios alagoanos.
Nesta segunda-feira (17), houve reunião no Centro Administrativo Antônio Rocha com o Comitê Amigo da Criança Arapiraca, definindo os detalhes para este importante evento. Participaram dela membros do Conselho Tutelar, Conselho Municipal em Defesa da Criança e do Adolescente, Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) e secretarias municipais. O próximo encontro será dia 24.
Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017