Arte e tecnologia: Fábrica de Sonhos inaugura “Estação Celular Solar” no centro de Arapiraca

WhatsApp Image 2016-11-18 at 20.55.42A arte e a tecnologia é um casamento de incontáveis êxitos. Prova desses felizes encontros é a intervenção urbana “Estação Celular Solar” inaugurada nesta sexta-feira (19) na Praça Luiz Pereira Lima, em Arapiraca, após 9 meses de experimentos.
A obra é mais uma iniciativa do projeto Fábrica de Sonhos (FDS), idealizado por Daniel Rocha, em parceria com a prefeitura, Oops Telecom, Carajás, Estação Luz, Pure Energy e Arapiraca Garden Shooping.
As centenas de passantes do Centro da cidade, especialmente a juventude arapiraquense, poderão durante 1h por dia ter acesso à rede Wi-fi gratuita, e de qualidade, dessa intervenção assinada pelo artista plástico Albério Cavalcante e executada por uma série de profissionais, dentre eles alguns artesãos da FDS, afinal de contas o banco simbolizando um celular conectado a uma tomada plugada ao céu é um trabalho de muitas cabeças. E mãos.
WhatsApp Image 2016-11-18 at 21.17.34
Essa tomada, por sua vez, tem uma placa para capacitação de energia solar que mantém todos os equipamentos da obra em pleno funcionamento, como a playlist com músicas em som ambiente de artistas locais, como Gato Negro, Jéclysson Taboca, Casa da Mata, César Soares, Elaine Kundera, Divina Supernova, Nelsinho, Mopho, Janu, Ítallo França e Quiçaça.
Além disso, os arapiraquenses também vão poder recarregar as baterias de seus aparelhos móveis por meio de entradas para cabos USB disponíveis no banco-celular.
A ideia arrojada da Estação Celular Solar, em tempo de sociedade hiperconectada, também surgiu de Daniel Rocha, e é sinal de que grandes coisas são feitas a partir do simples. E da sensibilidade.
“A FDS ainda tem muita coisa interessante para realizar e essa intervenção é um sonho concretizado. O celular como costumo dizer virou uma extensão do nosso corpo”, disse e completou:
WhatsApp Image 2016-11-18 at 20.57.18“A gente tem pensado na possibilidade de entrarmos no Guinness World Records, do inglês Livro Guinness dos Recordes, como a cidade que aglutina o maior número de intervenções urbanas, das mais diversas fontes artísticas, no centro de uma cidade. Pesquiso bastante e ainda não vi nenhuma que tenha reúna obras em mosaico, pintura, inclusive em 3D, monumentos, em outras localidades como aqui em Arapiraca”, finalizou Daniel.
Além da prefeita Célia Rocha, do vice-prefeito Yale Fernandes, do coordenador da FDS, Fabrício Azevedo, também prestigiaram o momento representantes dos parceiros da obra inaugurada, os artistas da FDS, os transeuntes da Praça Luiz Pereira Lima e alguns secretários.
“Os sonhos de Daniel e dos artistas da Fábrica de Sonhos são maravilhosos. Tenho certeza que é uma realização coletiva todas essas obras de arte espalhadas em nossa cidade. A Estação Celular Solar é ecologicamente correta, ultramoderna e um convite a repensar o nosso modo de consumo de energia”, observou a prefeita Célia Rocha e concluiu:
WhatsApp Image 2016-11-18 at 20.43.25“Esse projeto ajudou a restaurar a autoestima de nossa Arapiraca e a perceber como os artistas daqui são devotados a oferecer o que há de melhor para todos nós. A quantidade de fotografias feitas em nossos espaços públicos é um sintoma de que o orgulho de ser arapiraquense foi renovado. Definitivamente, esse projeto ganhou os corações da gente”.
Por: Ascom Arapiraca 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017