Projeto de escola de Arapiraca atrai atenção de órgãos de trânsito

(Foto: José Demétrio)
Um projeto desenvolvido por um professor e alunos da rede estadual visa alertar motoristas sobre a proximidade do sinal vermelho de forma a evitar acidentes em cruzamentos. Desenvolvido por alunos da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, o trabalho chamou a atenção de órgãos de trânsito do Estado e foi e apresentado na última reunião do Plano​ de Segurança Viária para Motociclistas, realizada esta semana, na sede da SMTT de Arapiraca.

A motivação para o projeto surgiu a partir das aulas do professor José Edson Cavalcante, que, além de lecionar Física e Matemática, também é um dos multiplicadores do projeto Educando Jovens para o Trânsito, ação educativa que o Detran-AL desenvolve com estudantes da educação básica. Quando a unidade de ensino recebeu kits de robótica da Secretaria de Estado da Educação, o projeto começou a ganhar vida.

Com o kit em mãos, os alunos criaram um protótipo de semáforo de cruzamento que faz com que o sinal verde tenha um piscar intermitente antes de mudar para o vermelho, alertando o condutor para a proximidade da parada.

“Foi um projeto pensado para salvar vidas, pois são três segundos que podem fazer a diferença na hora de prevenir um acidente. Além disso, evita gastos com temporizadores”, aponta o professor José Edson.

Inovações

O estudante Givaldo José dos Santos, que desenvolveu o projeto a lado dos colegas Deyvid Lemos e Rick Alisson, conta que a ideia surgiu com o intuito de criar uma inovação a partir da junção de três áreas: engenharia de trânsito, matemática e robótica.

Givaldo destaca a importância da robótica como força propulsora para o desenvolvimento de práticas inovadoras nas escolas de ensino médio da rede estadual. “É visível que a robótica no​ ensino médio mudou tudo, pois traz inovações às escolas que permitem o desenvolvimento de tecnologias que, futuramente, podem beneficiar nossa sociedade”, avalia o estudante.

Elogios

O projeto recebeu elogios dos representantes dos órgãos de trânsito presentes na reunião.

O chefe da Coordenadoria de Trânsito do Detran-AL, Antônio Monteiro, declarou-se encantado com a iniciativa e sugeriu que o projeto seja apresentado à Câmara Temática de Engenharia do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Como o tempo de semáforo é definido por lei, qualquer proposta de alteração precisa ser apresentada e​ avaliada pelo Denatran, para que este autorize testes com o projeto. Sendo comprovado que o mesmo trouxe benefícios efetivos ​ao trânsito, a proposta pode se tornar uma resolução”, explica Antônio, que também integra a Câmara Temática de Engenharia do Denatran.

O superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Auto, também elogiou a iniciativa. “É um projeto muito bom e que merece ser levado à frente”, afirma.

Novo projeto

Terceiro lugar na Mostra de Robótica do Encontro Estudantil da Rede Estadual e primeiro lugar na Mostra Científica de Inovação e Tecnologia da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa (Mocitepial), o projeto do semáforo de cruzamento já
​ faz tanto sucesso que​ impulsiona os alunos a desenvolverem outros trabalhos similares em robótica.

“Estamos amadurecendo a ideia de um carro com sensores luminosos que avisa o motorista sobre o sinal vermelho”, adianta o professor José Edson.​

Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017