Alunos da rede estadual de ensino são beneficiados com três mil novos computadores

O ano letivo de 2017 começa com uma ótima novidade para os alunos da rede estadual. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), adquiriu três mil novos computadores completos para compor os Laboratórios de Informática das escolas alagoanas.

Cada escola contemplada receberá pelo menos 21 equipamentos, para compor o laboratório de informática
Foto: Valdir Rocha
A primeira unidade beneficiada foi a Escola Estadual de Ensino Integral Joaquim Diégues, no município de Viçosa, que recebeu 21 computadores, com sistema operacional, entregues pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

De acordo com o gestor da Educação, cada escola contemplada receberá pelo menos 21 equipamentos, que é o necessário para compor um laboratório de informática.

“Temos o compromisso de informatizar as escolas. Começamos com o Escola Web [programa de descentralização de recursos para a contratação do serviço de internet banda larga] e estamos refazendo todos os laboratórios da rede estadual de ensino. Começamos por Viçosa, com uma escola tradicional. E aproveitamos para visitar a biblioteca, que é referência em toda a região”, afirma Luciano Barbosa.

Otimização do aprendizado
A secretária executiva da Seduc, Laura Souza, explica que a otimização do aprendizado faz parte da política adotada pelo Estado de Alagoas. “Nossa política procura estimular os estudantes. No tempo integral, como os alunos passam o dia todo na escola, é importante a diversificação do aprendizado, e essa parte digital é muito importante, pois permite que eles realizem cursos à distância, por exemplo, e que os professores dinamizem ainda mais as aulas”.

Para os estudantes do 2º ano do ensino médio da unidade escolar, que fazem parte do ensino integral, além das melhorias e das facilidades nas pesquisas, os novos computadores irão trazer outro benefício que é a economia. Isto porque vários estudantes não possuem o equipamento em casa e têm que pagar pelo acesso à internet.

“Iremos economizar muito, principalmente em lan houses. Muitos alunos não têm um computador próprio ou não têm impressora. Com esses novos computadores poderemos fazer pesquisas e imprimir os trabalhos e projetos na própria escola, o que vai ser ótimo pra todos”, informa a estudante Mayara Lima dos Santos, de 15 anos.

O estudante Jonatan da Silva, também do 2º ano do ensino médio, falou ainda sobre as melhorias alcançadas quando a unidade Joaquim Diégues foi inclusa no Programa Alagoano de Ensino Integral.

“No começo nós estranhamos muito, porque não tínhamos o hábito de passar o dia inteiro na escola. Depois percebemos o quanto isso é bom e como podemos utilizar o tempo ocioso, quando estaríamos na rua ou em casa, sem fazer nada”, diz Silva.

Nova realidade - O diretor da escola, Adailton Santos, comemora a chegada dos novos equipamentos. “No laboratório de informática tínhamos apenas quatro computadores para os nossos alunos. Agora recebemos 21 novos. E isso é um alívio muito grande, não só para o alunado, mas, também, para os professores, que, de uma forma didática, podem dinamizar as aulas”, relata Santos.

Adailton Santos informou ainda que os quatro computadores antigos que integravam o laboratório serão remanejados para a biblioteca. “Além do auxílio dos livros, os estudantes poderão aproveitar os computadores para ampliar suas pesquisas e integrar os dois universos” conclui.

Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017