Operação de combate ao Aedes aegypti recolheu cerca de 2.400 pneus usados

Força-tarefa foi montada para recolher pneus das ruas em oito municípios da região metropolitana de Maceió, na manhã deste sábado
Fotos: Carla Cleto
Unir esforços para eliminar o maior número criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com esse intuito foi montada uma força-tarefa para recolher pneus das ruas em oito municípios da região metropolitana de Maceió, na manhã deste sábado (4). O resultado foi a retirada de aproximadamente 2.400 pneus expostos com água parada, e que representavam um local propício para o desenvolvimento do inseto.

As equipes foram compostas por integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro. Os grupos se reuniram no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), no bairro do Farol, e seguiram para os municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e para bairros da capital 
Para Cícero Felinto, responsável técnico de Controle de Vetores da Sesau, a ação acontece em um momento oportuno por causa do período de seca. “Nesse momento os ovos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya estão somente esperando as águas da chuva para eclodirem e se desenvolverem para a fase adulta. Por meio dessa ação estamos nos antecipando a esse evento com a eliminação desses criadouros em potencial, que são os pneus usados e expostos para se tornarem depósitos de água parada”, explicou.
Dos quase 2.400 pneus recolhidos, 45 deles foram encontrados em uma borracharia no bairro do Bebedouro. O dono do estabelecimento, Manoel dos Santos, falou que, em média, descarta 50 pneus por semana. “Todo esse material fica aqui na minha borracharia, onde são armazenados em um local coberto e sem contato com água, porque não podemos dar brechas para o Aedes aegypti. Gostei muito dessa operação, já que não tenho outro lugar para dar destino aos pneus velhos”, revelou Manoel Santos ao contar, também, que já chegou a guardar no local aproximadamente 1.200 pneus usados.

De acordo com o Major Moisés, coordenador da Defesa Civil Estadual, a megaoperação foi além de ser apenas uma ação de recolhimento de pneus. “A operação de hoje irá trazer resultados positivos para a saúde pública em Alagoas, com a eliminação dos possíveis criadouros do Aedes aegypti, além de ajudar na educação ambiental da população, com o recolhimento dos pneus em desuso”, afirmou.
Destino - Todo material recolhido na manhã desse sábado (4) foi armazenado em um o ponto de coleta da empresa Reciclanip, no bairro da Chã da Jaqueira. E neste domingo (5), os pneus serão encaminhados para uma das sedes da empresa no estado da Bahia, onde será feito processo de reciclagem, evitando assim maiores danos ao meio ambiente.
Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017