Semarh promove capacitação da coleta seletiva na região do Agreste

Municípios beneficiados com a capacitação já encerraram as atividades dos lixões e destinam seus resíduos à Central de Tratamento do Agreste
(Foto: Ascom/IMA)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) prossegue nesta sexta-feira (24), com as atividades de capacitação para coleta seletiva nos municípios alagoanos. A meta é prestar este serviço de orientação em 101 cidades, organizada por regiões, que estão organizadas para construir seus aterros sanitários.

Coordenado pela equipe de Resíduos Sólidos da Semarh, o trabalho teve início nesta quinta-feira (23), em Craíbas, na região Agreste, e compreende os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Noia, Igaci, Taquarana, São Sebastião e Lagoa da Canoa.

Todos os municípios envolvidos nesta discussão já encerraram as atividades dos lixões e destinam adequadamente os resíduos na Central de Tratamento do Agreste (CTR).

A meta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é promover a capacitação em parceria com as prefeituras até setembro deste ano, contribuindo com a gestão correta dos resíduos sólidos, além de gerar economia para as cooperativas de catadores e de reciclagem.

Todo o trabalho consiste em explicações sobre o conceito da coleta seletiva, bem como os termos utilizados dentro da temática de resíduos sólidos. Posteriormente, serão formados grupos de trabalhos para fazer um diagnóstico de cada município e analisar a necessidade e a melhor forma de implantar a coleta. No segundo dia de atividades, serão trabalhadas as etapas de implantação da coleta seletiva.

Calendário

A próxima capacitação acontece nos dias 30 e 31, na região da Bacia Leiteira, nos municípios que também encerraram os lixões. São eles: Olho D’Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte e Maravilha. Também haverá atividades no mês de abril, nas cidades da Zona da Mata e Sertão.

Após finalizar as ações de capacitação, a Semarh irá acompanhar de perto o processo de implantação, para saber dos avanços e dificuldades de cada município até que a da coleta seletiva esteja de fato implantada.
Por: Agência Alagoas 

Compartilhe :

veja também

últimas notícias


Entre em contato

ara.noticia@hotmail.com


www.aranoticia.com - Todos os direitos reservados. © 2017