IFAL Arapiraca



Quase 100 alunos Pronatec do Ifal Arapiraca recebem certificado de conclusão

A noite da última quarta-feira (18) foi memorável para quase 100 alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Arapiraca. Concluintes dos cursos de Vendedor, Promotor de Vendas, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos (RH) e Operador de Caixa receberam seus certificados de conclusão em cerimônia que ocorreu no Colégio São Francisco de Assis.
Iniciando o evento, o grupo de pastoril Jornada das Estrelas, fundado há seis anos e composto por 16 membros da comunidade, realizou uma apresentação para o público. Logo após, foi formada a mesa de solenidade com o diretor-geral do câmpus Arapiraca, Fábio Ribeiro, a coordenadora-geral do Pronatec no Ifal, Rosângela Cerqueira, o coordenador-adjunto do Pronatec no câmpus, Judivan Lopes, o supervisor do Pronatec em Arapiraca, Marcos Nunes, o chefe do departamento acadêmico, Enildo Freire, e representantes da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, Givaldo Lima, do Ministério de Desenvolvimento Social, Fabiana Santos, e do Ministério do Trabalho em Arapiraca, Williams Nascimento.
Dando sequência à cerimônia, o juramento foi proferido pela formanda Fernanda Amorim, do curso de Promotor de Vendas, e os certificados foram entregues aos alunos. A professora Emília Bezerra foi homenageada pelos estudantes, que a escolheram como paraninfa das turmas Pronatec. Em seu pronunciamento, o diretor Fábio Ribeiro destacou a expansão do Ifal em Alagoas nos últimos 4 anos, posicionando o instituto como referência de ensino no Estado. “Temos o objetivo de implantar novos cursos no câmpus Arapiraca, seguindo essa tendência de crescimento do Ifal, e também para que vocês possam continuar seus estudos conosco”, ressaltou.
Já a coordenadora-geral do Pronatec no Ifal, Rosângela Cerqueira, definiu o programa como uma motivação e esperança para os alunos. “Temos a confiança de que esse trabalho representa um passo inicial para vocês e o começo de um sonho. Esperamos que vocês tenham uma real e concreta ideia das possibilidades que se abrem a partir de hoje para cada um de vocês”, declarou. O coordenador-adjunto do Pronatec no câmpus, Judivan Lopes, agradeceu a equipe do Ifal em Arapiraca pelo empenho no desenvolvimento do Pronatec, parabenizando alunos e professores pelo trabalho. “Nós acreditamos que estas foram as melhores turmas Pronatec formadas pelo câmpus até hoje e tudo isto é fruto da parceria entre o Ifal e o município”, completou.
Sobre o Pronatec
O Pronatec busca inserir o cidadão na sociedade e no mercado de trabalho, estimulando os alunos à formação crítica, reflexiva e empreendedora por meio de metodologias mais eficazes para o processo de aprendizado. Os cursos FIC são cursos rápidos, com duração de 3 a 4 meses, com carga horária de 200 horas.
Por: IF - AL // Anny Rochelly

Campus Arapiraca na EXPOFÍSICA UFAL 2014

Campus Arapiraca na EXPOFÍSICA UFAL 2014
Cinquenta discentes do Campus Arapiraca participaram hoje, dia 28, da edição 2014 da EXPOFÍSICA, evento de divulgação científica e popularização da ciência promovido pelo Departamento de Física da UFAL - Maceió.
Durante a visita, os educandos tiveram contato com diversos experimentos das mais variadas áreas da Física. O tratamento dados aos conceitos envolvidos e às teorias exploradas são diferenciados em relação às aulas do cotidiano escolar, explorando a ludicidade.
Nas palavras do professor de Física do Campus Arapiraca Leandro Costa Gomes, "esse tipo de evento promove o despertar do querer-ser-cientista nos educandos, aproximando-os da Natureza da Ciência".
A visita ao evento ainda contou com a presença do também professor de Física do Campus Arapiraca Adriano Malta Lôbo, o qual foi interlocutor entre o Departamento de Física da UFAL e o Campus, propiciando a visita ao evento
Por: IF - AL

Discentes e professores do Campus Arapiraca embarcam para o 6º CBEU


Discentes e professores do Campus Arapiraca embarcam para o 6º CBEU
O Campus Arapiraca teve 8 (oito) trabalhos aprovados, para comunicação oral, no 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), realizado em Belém – PA, de 19 até 22 de maio.
Os discentes (em primeiro plano e da esquerda para a direita), Jean Kleyton Isidorio dos Santos, Danielle Stéphanny Pereira de Alcântara, Alanne Carolayne Loureiro Lino e (em segundo plano) Elias dos Santos Souza, Nayara Rita Cardoso Campos e Júlia Albuquerque Aguiar, embarcaram hoje para a capital paraense.
Além destes, as discentes Rosely Ferreira e Anália Régia também tiveram trabalho aprovado, mas não puderam fazer parte da comitiva. Vale, também, citar os educandos Maxwell Pereira e Paulo Henrique Lira que atuaram como coautores de dois dos trabalhos aprovados.
Quatro professores orientadores dos trabalhos também participarão das apresentações. São eles: Marcos Nunes e Betânia Vilela (Biologia), e Adriana Ferreira e Geraldo Ramires (Geografia).
Os trabalhos são frutos das extensões, cursos e projetos desenvolvidos pelo Campus nos últimos dois anos e orientados pelos docentes Judivan Lopes, Leandro Costa Gomes, Sante Scaldaferri, além daqueles já mencionados acima.
Parabéns a todos pelo excelente trabalho!
Por: IF -AL

ALUNA DO CAMPUS ARAPIRACA CLASSIFICADA NA PRIMEIRA FASE DA OBB

ALUNA DO CAMPUS ARAPIRACA CLASSIFICADA NA PRIMEIRA FASE DA OBBA primeira fase da X Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) aconteceu nos dias 5 e 6 de abril deste ano em todos os estados brasileiros. Mais de 40.000 alunos se submeteram às provas, empreendendo esforço máximo em prol da classificação. Dentre esses alunos, destacamos a aluna do nosso Campus, DANIELLE STÉPHANNY PEREIRA ALCÂNTARA, do Curso de Informática, Turma 914-A. Danielle já foi convocada para a segunda fase da OBB e nós, bastante orgulhosos de sua conquista, ficaremos torcendo para que ela seja a vencedora.
Quem tiver interesse em participar dessa Olimpíada, pode acessar o sitewww.bteduc.bio.br, de onde poderá baixar material sobre Biologia e Biotecnologia (em linguagem simples e acessível). Estude. Aprenda. Destaque-se!
Para acessar a relação dos classificados nessa primeira fase, acesse:
Por: IF -AL

PRPI Avalia os Projetos de Pesquisa do Campus Arapiraca

PRPI Avalia os Projetos de Pesquisa do Campus ArapiracaNa manhã de quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2014, o Campus Arapiraca recebeu uma banca de avaliadores da PRPI para analisar os projetos de pesquisa em desenvolvimento. Esta avaliação já estava prevista no EDITAL No 02/2013 PRPI/IFAL -PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI / IFAL / CNPq e PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC / IFAL / CNPq. Trata-se de uma avaliação parcial oral dos trabalhos em execução, para fins de acompanhamento dos programas de iniciação científica. Esta é apenas a primeira de três avaliações, as quais são realizadas nos projetos de pesquisa desenvolvidos no IFAL.
02.JPG
Os avaliadores, Profº Dr. José Ginaldo da Silva Jr. (PRPI), Profº Esp. Maurício Ricardy (Campus Palmeira dos Índios) e a Profª Ma.Daniele Gomes de Lyra(PRPI) analisaram as apresentações dos bolsistas: Taciane e Allane, Willyane, José Silas, Cristiano e Handryely, Monaly e Vanessa, João e Ramon, Thayse e Milena e, Gustavo e Luiz. Estes, mostraram de forma satisfatória, o que têm desenvolvido em seus projetos de pesquisa.
03.JPG
Além da presença dos avaliadores, a plateia que assistiu, atenta e empolgadamente, as apresentações foi composta pelo Diretor Geral do Campus, Profº Fábio Ribeiro, pelo Diretor do Departamento Acadêmico, Profº José Enildo Freire, pela Coordenadora de Pesquisa, Profª Ellen Melo, pelos orientadores dos bolsistas: Profª Ma. Adriana Nunes, Profº Esp. José Arnóbio, Profº Me. Maurício Dias, Profª Me. Sante Scaldaferri e por alunos que vieram prestigiar os trabalhos dos colegas.
Os resultados das apresentações explicitaram a competência do corpo docente em orientar trabalhos de acentuada qualidade e revelaram a potencialidade dos bolsistas na execução das pesquisas.
Por: IF // AL

UAB PROCESSO SELETIVO 

VESTIBULAR(Universidade Aberta do Brasil)

Inscrições 06 até 26 de janeiro pelo site http://exame.ifal.edu.br/

Valor R$ 40,00
Pedidos de isenção de taxa de inscrição: de 06 até 17 de janeiro

Curso SUPERIORES oferecidos em ARAPIRACA:
Hospitalidade e Lazer: Tecnólogo em Hotelaria ARAPIRACA - AL vagas 45
Educação: Licenciatura em Ciências Biológicas ARAPIRACA - AL vagas 35
Educação: Licenciatura em Letras-Português ARAPIRACA - AL vagas 50

Edital disponível emhttp://exame3.ifal.edu.br/files/Edital%20Vestibular%2020141_UAB_retificado.pdf

Por: IF PARA TODOS // Leandro Costa. 

IFAL divulga resultados do Exame de Seleção 2014 para os cursos técnicos.

Parabéns aos aprovados no IFAL 2014! 
Ifal divulga resultados do Exame de Seleção 2014 para os cursos técnicos
Aprovados em informática: https://exame3.ifal.edu.br/files/Classificados_Informatica_Vespertino_Arapiraca.pdf
Aprovados em eletroeletrônica: https://exame3.ifal.edu.br/files/Classificados_Eletroeletronica_Vespertino_Arapiraca.pdf
Todos os cursos: exame.ifal.edu.br

Por: IF PARA TODOS // FACEBOOK 

Campus Arapiraca realiza evento alusivo ao Dia da Consciência Negra.



A Direção do Campus Arapiraca realiza a semana da consciência negra, tendo assim atividades ao longo da semana. Uma das atividades foi à ornamentação das salas, cada turma ficou com um tema específico a equipe organizadora do evento visitou cada sala para ouvir e ver os trabalhos dos alunos.  >> EM BREVE MAIS FOTOS DAS OUTRAS TURMAS <<

Alunos, servidores e professores visitam futuras instalações de sua sede

Alunos, servidores e professores visitam futuras instalações de sua sede

A Direção do Campus Arapiraca promove visita de representantes de turmas às futuras instalações de sua sede. A visita aconteceu no dia 13/11 e contou com a presença de alguns servidores, além dos professores Marcos, Waléria e José Carlos. “Acredito que a partir de agora a esperança de um futuro melhor para o Campus não estará somente em meu coração, mas em muitos outros também”, comentou o Diretor, Prof. Fábio, que acrescentou: “Foi massa!”


Alunos do Ifal são campeões da Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos do Ifal são campeões da Mostra Brasileira de Foguetes
Onze alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) distribuídos entre os câmpus Maceió, Penedo e Arapiraca conquistaram o título de campeões na Mostra Brasileira de Foguetes, competição realizada de 31 de outubro a 03 de novembro, no Rio de Janeiro.
Eles foram premiados por faixa de alcance com troféus. As equipes foram coordenadas pelos professores Carlos Vangasse e Carlos Argolo, do câmpus Maceió, Henrique Marques, do câmpus Penedo, e Tiago Cordeiro, do Ifal Arapiraca. Os estudantes que participaram da competição foram Pedro Barros, Ayrton Santos, José Monteiro, Arthur Vangasse e Josias Alves (Ifal Maceió), além de Walter Muniz, Leila Karoline Ferreira (Ifal Penedo) e Júlio Augusto Bezerra, Alan Martins, William Germano e Israel José dos Santos (Ifal Arapiraca).
Durante a competição, os estudantes arremessaram foguetes construídos com garrafa PET e abastecidos com bicarbonato de sódio e vinagre. “Na Mostra Brasileira de Foguetes, os alunos são premiados por faixa de alcance, não por colocação. Além disso, a programação do evento envolve ciclos de palestras, observações e outras atividades voltadas à astronomia”, detalhou o professor Henrique Marques, de Arapiraca.
Assim que retornou de viagem, a equipe do câmpus Maceió foi recepcionada pela diretora-geral, Jeane Melo, e pelo professor de Física, Carlos Argolo. Os estudantes receberam medalhas, na manhã desta quarta (06), em solenidade na biblioteca do câmpus.
Na foto principal, além dos alunos e docentes do Ifal, o organizador do evento, professor João Canalle.
Por: IF-AL // 
Anny Rochelly

Divulgada lista prévia de artigos aceitos no Connepi 2013

Foi divulgada, neste domingo (03), a lista prévia dos artigos aceitos no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação 2013, evento que acontece de 27 a 29 de novembro, em Salvador/BA.
A lista está organizada por modalidade e nela consta o número de identificação da submissão, os nomes dos autores, o título do artigo e o status de submissão. Em breve será publicada a listagem da modalidade de apresentação de cada trabalho aceito.
Clique Aqui--> LISTA 
Por: assessoria 

->>II CIÊNCIA E ARTE<<-
Clique aqui para ver todas as fotos via Facebook

Professores de inglês do Ifal participarão de curso intensivo nos Estados Unidos.
Os professores de Língua Inglesa do Instituto Federal de Alagoas, Emiliano Torquato Júnior (Câmpus Penedo) e Waléria de Melo Ferreira (Câmpus Arapiraca), foram selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), o qual prevê apoio financeiro para a participação dos professores em um curso intensivo, com duração de seis semanas, em uma universidade dos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais.

Eles fizeram o TOEFL ITP (teste de proficiência no idioma) e concorreram a uma das 20 vagas ofertadas para o estado de Alagoas. Os docentes terão todas as despesas pagas e ainda receberão uma bolsa no valor de 500 dólares.

O programa, desenvolvido no Brasil pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a Fulbright (Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil), tem como objetivo capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino e estreitar as relações entre os dois países.

Por: IF- AL

Proex divulga editais para seleção de projetos de extensão

Proex divulga editais para seleção de projetos de extensão
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas – Ifal torna público o lançamento dos editais para seleção de projetos de extensão a serem executados em 2014. As inscrições de propostas estarão abertas de 21 de outubro a 11 de novembro, nas modalidade servidor e estudante, através do linkhttp://congressos.ifal.edu.br/index.php/projet.
Na modalidade estudante, poderão se candidatar alunos regularmente matriculados em qualquer curso do Ifal, com disponibilidade mínima de 12 horas semanais para as atividades e que apresentem um servidor do instituto como proponente e orientador do projeto. Já os docentes e técnicos administrativos do Ifal poderão concorrer na modalidade servidor e exercerão a função de coordenador do projeto apresentado.
Ao todo, serão 178 projetos selecionados. “Todo o processo de seleção das propostas de projetos acontecerá nos câmpus. As vagas destinadas a cada câmpus foram estabelecidas em reunião entre a Proex e os representantes de extensão dos câmpus, levando em consideração o número de projetos de extensão 2013 renovados para 2014”, explicou o pró-reitor de Extensão, Altemir Secco.
No processo seletivo da modalidade servidor, além de vagas para os 11 câmpus da institutição, há vagas disponíveis para a Reitoria e para a Educação a Distância. “Vários servidores da Reitoria demonstraram interesse em executar projetos de extensão. Já a destinação de vagas para a Educação a distância, é uma reivindicação antiga, que neste edital modalidade servidor foi contemplada”, detalhou Secco.
MODALIDADE SERVIDOR
MODALIDADE ESTUDANTE

III JOGOS INTERNOS DO IFAL ARAPIRACA.
-->Novas Fotos 

 

IFAL Arapiraca desenvolve projeto sobre meio ambiente.

No dia 17 de setembro, ocorreu a culminância do projeto “O despertar para a sensibilização ecológica”, desenvolvido na Escola Municipal Claudecy Bispo dos Santos pelas alunas do curso de Informática do Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Alyne Nunes e Fernanda Alves, sob a coordenação da professora de geografia, Adriana Santana Ferreira.
O projeto, que teve por objetivo despertar em crianças dos 4º e 5º anos de escolas públicas o interesse e conhecimento sobre os diversos tipos de poluição e a importância da arborização, foi encerrado com uma manhã de atividades extraescolares, envolvendo ludicidade, palestras, concurso de redação e desenho, com premiações para 24 alunos de um total de 140 participantes.
Dentre as atividades, destacam-se a visita ao Planetário, onde as crianças puderam contemplar a formação do universo e do planeta Terra, a exibição de filmes educativos e a vista do Lago da Perucaba do alto de um mirante. Após um lanche coletivo, os participantes plantaram 24 mudas nativas no Bosque das Arapiracas.
“Esta manhã veio consolidar um trabalho de quatro meses em prol de uma educação ambiental eficiente, ao mesmo tempo, procurando-se fazer com que as crianças gostem de estudar. Atividades como esta evidenciam a importância do Instituto Federal em Arapiraca, que vem, junto à comunidade, lutar por uma educação de qualidade que não se limita aos anos finais da educação básica, nem aos espaços físicos da instituição”, comentou Adriana Ferreira.
A professora salienta, ainda, o apoio da direção do câmpus, a confiança e a acolhida da escola, da Secretaria do Meio Ambiente e da direção do Planetário.
Por: Assessoria // Minuto Arapiraca 

IFAL recebe inscrições para 2.041 vagas em cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente.



A partir de, 12 de setembro, até o dia 13 de outubro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebe inscrições para 2.041 vagas em cursos de educação profissional técnica de nível médio nas formas integrada (para aqueles que concluíram o ensino fundamental) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio). As provas serão realizadas no dia 24 de novembro, às 9h. Só poderão prestar o exame quem apresentar a carteira de identidade.
O processo seletivo é muito procurado por estudantes de Alagoas pela oportunidade de cursar a educação básica, com possibilidades de desenvolver pesquisa e extensão, além de aprender uma profissão. Em 2012, foram 14 mil inscritos.
As vagas estão distribuídas por todos os onze câmpus do Ifal: Maceió, Palmeira dos Índios, Satuba, Marechal Deodoro, Arapiraca, Maragogi, Murici, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Piranhas.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereçoexame.ifal.edu.br. O valor da taxa é de R$ 20. Candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital podem solicitar isenção.
O processo de seleção prevê reserva de vagas para alunos que estudaram em escolas da rede pública. Eles também deverão comprovar renda bruta familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio e se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
POR: IF- AL//  Thâmara Gonzaga

Confira o EDITAL

Câmpus Arapiraca comemora seu 3º aniversário

Servidores do câmpus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) comemoraram três anos de funcionamento da unidade, na última segunda-feira (09). Para celebrar a data, foi promovido o Lanche da Tarde Integrador, ação integrante do projeto Qualivida Ifal.
A confraternização contou com um bolo de aniversário personalizado e também com a comemoração dos aniversariantes do mês. Na ocasião, o diretor de Ensino, Marcos Serafim, representando o diretor-geral, Fábio Ribeiro, relembrou a história que vem sendo construída pelo câmpus, marcada pelas conquistas já alcançadas. Houve ainda sorteio de brindes para os presentes.
“Eventos dessa natureza serão promovidos mensalmente pelo câmpus, com o objetivo de favorecer a integração dos servidores e, consequentemente, contribuir para a melhoria do clima e do ambiente organizacional no Ifal Arapiraca”, finalizou o diretor-geral do câmpus, Fábio Ribeiro.
POR: IF-AL


Campus Arapiraca tem discentes selecionados para seletivas internacionais de Olimpíada de Astronomia

O comitê de organização das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA) divulgou, na última semana, a lista de alunos que passarão por seletivas para integrar a equipe internacional que participará da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e da Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Em Alagoas, foram selecionados 28 alunos, dos quais 12 são discentes do Instituto Federal de Alagoas. O Campus Arapiraca participará com cinco representantes, demonstrando mais uma vez sua excelência em ensino. A preparação dos discentes é coordenada pelo professor de Física Tiago Cordeiro.

Eis os selecionados:
Danielle Stéphanny Pereira de Alcântara
Edifábio Pereira de Oliveira
Júlia Albuquerque Aguiar
Vinicius Barbosa de Oliveira Araújo
Wellington Barbosa de Almeida
A partir de agora, os discentes passarão por duas fases seletivas. A primeira será uma prova objetiva, realizada à distância, no início de outubro de 2013. A segunda consistirá numa prova presencial no meio do mês de março 2014.
Para mais informações acessem:

http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&pag=conteudo&idconteudo=618&idcat=10&subcat

IFAL divulga lista de trabalhos inscritos na II Mostra de Extensão


O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulga, nesta sexta-feira (23), a lista de trabalhos inscritos na II Mostra de Extensão, evento que acontecerá no período de 28 a 30 de agosto, como parte integrante da Semana Agrotecnológica 2013, realizada no câmpus Satuba.
Na Mostra, serão apresentados trabalhos em diversas áreas temáticas, entre elas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde e Trabalho.
Participantes inscritos dos 11 câmpus da instituição estarão expondo seus bannerse apresentando o conteúdo de forma oral, durante os dias 29 e 30 de agosto, no prédio do curso superior de Laticínios do câmpus Satuba.
A abertura da Mostra de Extensão está programada para o dia 28 (quarta-feira), às 15h, no auditório do câmpus Satuba. “De acordo com o regulamento, os apresentadores deverão trazer os tripés para apresentação dos banners, conforme modelo existente nos câmpus do IFAL, ressaltamos que não será aceita apresentação em outro formato”, detalhou o pró-reitor de Extensão, Altemir Secco.
Ele lembra ainda que os inscritos na forma oral e que não enviaram suas apresentações até esta sexta (23) não constam na programação divulgada. “Caso os inscritos em débito ainda tenham interesse na apresentação, será reservada a tarde do dia 30 de agosto para estas apresentações, sendo que a Proex não se responsabilizará caso a apresentação não possa ser realizada por questões técnicas”, explicou.
Segue abaixo a regulamentação e a programação com a listagem dos trabalhos a serem apresentados.
POR: IFAL-AL

Mais dois câmpus do Ifal recebem a Reitoria Itinerante

Os câmpus Arapiraca e Marechal Deodoro sediaram, esta semana, a Reitoria Itinerante, ação institucional onde reitor, pró-reitores e demais gestores do Instituto Federal de Alagoas - Ifal discutem aspectos administrativos, pedagógicos e estudantis da unidade de ensino visitada.Em Arapiraca, a Reitoria Itinerante ocorreu na quarta-feira (21) e reuniu alunos, no turno matutino, e servidores do câmpus, no período da tarde. No intervalo entre os dois momentos, o diretor-geral do câmpus Arapiraca, Fábio Ribeiro, seguiu com a comitiva de dirigentes para conferir o andamento das obras de construção da sede do Ifal na cidade.


Na quinta-feira (22), a equipe da Reitoria Itinerante cumpriu 



agenda de reuniões no câmpus Marechal Deodoro. Com docentes e técnicos administrativos, o debate esteve centrado em proposições para a melhoria das condições de trabalho. Já o alunado apresentou uma pauta de dez reivindicações, que foi discutida com o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, os pró-reitores Luiz Henrique Lemos (Ensino), Carlos Henrique Almeida (Pesquisa), Wellington Spencer (Administração) e José Carlos Pessoa (Desenvolvimento Institucional) 


e a diretora-geral do câmpus, Marília Góis. 



Na ocasião, membros da Coordenação de Projetos e Obras (CPO) do Ifal expuseram o projeto de ampliação do câmpus Marechal Deodoro, explicando ao corpo docente e discente a nova estrutura de salas de aula, laboratórios e refeitório que será implantada no câmpus.


POR:IFAL-AL

Ano letivo de 2014 do Câmpus Arapiraca será em nova sede


O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira, recebeu na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, o secretário de Articulação Política do Estado de Alagoas, Rogério Teófilo. Na reunião, atualizações sobre o andamento da construção da unidade do Ifal em Arapiraca. Também estiveram presentes o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (PRDI), José Carlos Pessôa, e o diretor-geral do Câmpus Arapiraca, Fábio Ribeiro.
“A presença do Ifal é muito importante para região do Agreste. Arapiraca está crescendo, saiu da monocultura do fumo para diversificação de cultura, avançou no comércio e agora é a vez do conhecimento e da industrialização”, salientou o secretário.
O reitor informou que o início do ano letivo de 2014 será na nova sede e agendou uma visita com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, ao canteiro de obras. Atualmente, as aulas da instituição são realizadas em salas de escolas municipais cedidas pela prefeitura.

 Em Arapiraca, o instituto alagoano já tem parceria firmada com o Governo do Estado no uso dos laboratórios do Polo Tecnológico Agroalimentar, que funcionará em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AL) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

POR: IFAL-AL

MANHÃ DE CONFRATERNIZAÇÃO NO CAMPUS ARAPIRACA


Quarta-feira, dia 14/08/13, foi um dia muito especial para os servidores do Campus Arapiraca, que se confraternizaram durante o primeiro Café da Manhã Integrador, promovido pelo Campus, em parceria com todos os seus servidores. O evento marcou a implementação do “Projeto IFAL – Qualivida Servidor”, cujo principal objetivo é promover o bem-estar social dos servidores, por intermédio de ações de integração. Outras ações previstas no projeto compreendem a inclusão de atividades físicas, laboral e cotidiana, além do controle nutricional, periódico, dos servidores, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos mesmos, conforme comentou a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Sra. Edjane Rocha de Lima Oliveira.

Este foi o primeiro de muitos outros eventos dessa natureza que se planeja promover no Campus, dizem os membros da Comissão, pois a meta é contribuir, de modo significativo, para a melhoria do clima e ambiente organizacional, através da integração de toda a equipe que forma esse braço da Instituição. A ocasião foi realçada pela comemoração dos aniversariantes do mês, inclusive do Diretor Geral, Fábio Ribeiro, que fez aniversário nesse dia, e pela apresentação dos servidores recém-chegados ao Campus. Juntos, professores, técnicos e profissionais terceirizados puderam desfrutar de um maravilhoso café da manhã enquanto trocavam ideias e se conheciam melhor. Fartura, alegria e integração resumem o clima dessa confraternização que já faz parte da história do Campus.

Por: IFAL-AL

Alunos levam ações de beleza à Associação Teodora Albuquerque
Na tarde desta terça-feira (6/08), os internos da Associação Psiquiátrica Teodora Albuquerque (APTA) receberam ações de beleza, corte e escova disponibilizados pelos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As ações tiveram a iniciativa dos alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Indústria. Comércio e Serviços (Semics).

De acordo com a coordenadora do Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca, Anapolina Cavalcante, esta é uma iniciativa importante para o município, tendo em vista novas parcerias e instituições a serem contempladas com o projeto.
“São atividades de cunho social, que em parceria com o Ifal está sendo levada para as instituições, quer seja ela pública ou privada”, informou Anapolina Cavalcante.

A assistente social Juliana Valença informou que as atividades realizadas nesta tarde foram de grande valia para as internas da APTA, destacando a elevação da autoestima e tratamento dos pacientes.
“Foi primordial para os nossos pacientes, pois todos adoram ser valorizados, e com eles não é diferente. Nós agradecemos o apoio da prefeita Célia Rocha [PTB] e do Ifal pela iniciativa, e que outros incluam a APTA”, afirmou a assistente social.
A secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, informou que novos empreendimentos serão lançados para o desenvolvimento do tratamento dos usuários.
“São projetos voltados aos internos com habilidades funcionais. Estes serviços serão revertidos diretamente para a associação psiquiátrica”, destacou a secretária Myrka Lúcio.

POR: ASCOM ARAPIRACA 

Alunos do câmpus Arapiraca participam de evento de imersão em língua inglesa


Roberta Rocha

De 22 a 27 de julho, sob a supervisão da professora de Inglês, Waléria Ferreira, vinte alunos do mpus Arapiraca, do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, participaram, pela primeira vez, do English Camp (Acampamento Inglês), evento de imersão na língua inglesa, realizado no Centro de Treinamento Cristão, na cidade de Camaragibe, em Pernambuco.

Oito americanos lideraram as atividades, exigindo dos acampantes a execução dos diálogos com eles em inglês. Foi uma oportunidade ímpar para os nossos alunos, que puderam ter contato direto com falantes nativos do idioma, colocando em prática seus conhecimentos da língua de forma dinâmica e efetiva”, destacou Waléria Ferreira.



A programação do acampamento incluiu aulas de inglês dos níveis básico, intermediário e avançado, cultos, discussões sobre passagens bíblicas, gincanas e jogos interativos, além de atividades recreativas como prática de esportes, competições artísticas, concursos de fantasias e exibição de filmes.

Os alunos participantes jamais serão os mesmos nas aulas de inglês, pois perceberam a importância de ter acesso a outras culturas, vivenciaram o inglês como a língua de contato com o mundo. Foi satisfatório ver o interesse e envolvimento deles em todas as atividades do acampamento, buscando oportunidades de interação com os americanos, inclusive nas horas dedicadas ao lazer”, relatou a professora.

Ifal empossa cinco novos professores para câmpus do interior


Roberta Rocha 
O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira, empossou na tarde desta quinta-feira (25), na Reitoria, cinco novos docentes para atuar nos câmpus do instituto no interior de Alagoas. Na ocasião, foram nomeados o sergipano Deivide Garcia (Filosofia), o alagoano Diego Cedrim (Informática), os mineiros Thiago Antônio Sá (Sociologia) e João Batista Barbosa (Agroindústria) e o pernambucano Pedro Pessoa (Matemática). Os servidores estão lotados, respectivamente, nos câmpus Murici, Arapiraca, Penedo e os dois últimos, em Piranhas.
Os pró-reitores Luís Henrique Lemos (Ensino) e José Carlos Pessôa (Desenvolvimento Institucional) também participaram da solenidade. Eles deram as boas-vindas e destacaram a importância do comprometimento pessoal com a contínua melhoria dos indicadores da qualidade de ensino do Ifal. Já o reitor Sérgio Teixeira falou da satisfação de receber profissionais jovens e qualificados para compor o quadro funcional da instituição. “Vocês foram selecionados entre os melhores, em um concurso difícil e muito disputado”, parabenizou.
Durante a cerimônia de posse, os gestores abordaram também temas como a democratização do acesso ao ensino público e o papel da educação profissional. “Acreditamos no poder de transformação social da educação. Abracem essa causa”, convocou o reitor. No momento seguinte, cada um dos novos docentes teve a oportunidade de relatar sua formação acadêmica e experiência profissional. O professor João Batista, único do grupo estreante no serviço público, falou da expectativa com o exercício da função. “Pretendo transformar toda dificuldade em desafio”, encerrou.
POR: IF- AL

Câmpus Arapiraca desenvolve projeto “Diversidade Social na Escola”


Anny Rochelly



O setor de Serviço Social do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) localizado em Arapiraca está desenvolvendo um projeto, em conjunto com os estagiários do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), denominado “Diversidade Social na Escola”.
O projeto terá início na próxima quinta-feira (11 de julho), no auditório do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (Casa Amarela), com o tema “A comercialização da infância até a adolescência”. O evento terá continuidade nos dias 18 e 19, na Escola Hugo Lima (sede provisória do câmpus Arapiraca), com os temas “A prática e as consequências do bullying na vida do indivíduo” e “Como eu sou e como querem que eu seja”.
As oficinas serão trabalhadas com palestras, exibição de vídeos e documentários, além de debates e dinâmicas. O projeto é destinado aos alunos que estão inseridos nos programas de assistência estudantil do câmpus Arapiraca, entretanto serão ofertadas 15 vagas para os demais alunos que queiram participar do projeto.
As inscrições podem ser feitas no setor de Serviço Social do IFAL em Arapiraca. Ao final das atividades, será emitido certificado de 10 horas para os participantes. Confira a programação completa abaixo.
POR: IF- AL

Câmpus Arapiraca reúne alunos e servidores no II IFARRAIÁ.

 O câmpus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) reuniu docentes, servidores e discentes numa festa junina, no último sábado (22). O II Ifarraiá teve comidas típicas e muita diversão.

A Banda Dona Moça foi o destaque da festa com forró pé-de-serra. A Rainha e o Rei do Milho foram eleitos, mantendo a tradição junina tão marcante para o povo nordestino, e ainda foi realizado o sorteio de cinco balaios juninos repletos de guloseimas.



“A quadrilha, as roupas típicas, o desfile do Rei e da Rainha do Milho, a participação dos servidores e familiares, tudo isso deu um toque especial à festa do nosso câmpus”, revelou o diretor-geral, Fábio Ribeiro. Segundo ele, a festa foi organizada com a participação de todos, tanto na preparação dos pratos típicos como na decoração do local.
POR: IF-AL

Datas de reunião de alunos bolsistas da Petrobrás


A Coordenação  do convênio entre IFAL e a Petrobrás relacionou as  datas de  reunião com os alunos bolsistas e professores do convênio entre o Instituto Federal de Alagoas e a estatal brasileira.

O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira (26), no Câmpus Maceió, com a participação dos  gestores responsáveis pelo programa, Osineide Cavalcante e  Francisco de Assis Verçosa, nos três turnos.A próxima reunião será no Câmpus Marechal Deodoro  no dia 1º de julho, às 10 e 15 horas.A reunião contou com a presença da diretora-geral do Câmpus Maceió, Jeane Melo. O objetivo é orientar aos alunos  selecionados sobre os procedimentos do convênio e entrega de documentação
Confira as datas das reuniões com os alunos e professores
04/07/13 CÂMPUS ARAPIRACA
TURNO MATUTITNO 10H
TURNO VESPERTINO 15H

01/07/13 CÂMPUS MARECHAL DEODORO
TURNO MATUTINO 10H
TURNO VESPERTINO 15H
02/07/13 CÂMPUS SAO MIGUEL
TURNO VESPERTINO 15H
TURNO NOTURNO 19H
03/07/13 CÂMPUS PALMEIRA DOS INDIOS
TURNO MATUTINO 10H
TURNO VESPERTINO 15H
TURNO NOTURNO 19H



05/07/13 CÂMPUS PENEDO
TURNO MATUTINO 10H
TURNO VESPERTINO 15H

POR:  IF-AL

IFAL Arapiraca é reconhecido por desempenho na OBFep 2012

Com informações da Ascom da UFAL*

O câmpus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) recebeu do Instituto de Física (IF), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), uma placa e medalha pelo desempenho obtido nas Olimpíadas Brasileiras de Física das Escola Públicas (OBFep) edição 2012. A premiação foi resultado da conquista de duas medalhas de ouro pelos alunos Vinícius Barbosa (Informática) e Andresso da Silva ( Eletroeletrônica).

Conforme José Leandro Gomes, professor de Física de Arapiraca, é a primeira vez que o corpo docente do câmpus é homenageado pela OBFep. “Em Alagoas, nós fomos a única instituição a conquistar duas medalhas de ouro na olimpíada”, ressaltou. A placa, explicou ele, foi em homenagem ao IFAL de Arapiraca, já a medalha foi uma premiação para a equipe dos professores de Física do câmpus.

“No câmpus Arapiraca, nós temos grupos de estudos preparatórios para as Olimpíadas Brasileiras de Física [OBF] e para a OBFep. Durante todo o ano, os alunos assistem a três horas de aulas semanais”, relata Leandro. Além dele, outros professores, Tiago Cordeiro e Adriano Lobo, orientam os interessados em participar das competições na área.

O câmpus Maceió obteve uma medalha de ouro (Gabriel Cabral) e outra de prata (Bruno Alves) na mesma competição, já o câmpus Penedo foi destaque com o estudante Alisson Martins, que conquistou medalha de bronze, totalizando cinco medalhas obtidas pela instituição nas Olimpíadas deste ano.



Sobre a OBFep em Alagoas

A OBFep foi criado em 2010 como forma de incentivar professores e estudantes de escolas públicas a aumentar o interesse pela Física. Ela é organizada, à semelhança da OBF, numa parceria entre o CNPq e a Sociedade Brasileira de Física (SBF). Nas duas competições, alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar.


#2° Gincana do Meio Ambiente - IFAL ARAPIRACA 

*Em breve mais fotos /// Em breve mais  vídeos. 



     




Campus Arapiraca participa da Olimpíada de Foguetes



O IFAL, Campus Arapiraca, realizou a Olimpíada Brasileira de Foguetes na última sexta-feira. Os alunos, supervisionados pelo professor Tiago Cordeiro, foram ao Lago da Perucaba realizar a atividade para a qual vários grupos inscreveram-se.
Os foguetes confeccionados em garrafas pet (a aerodinâmica é projetada por cada grupo participante) sofrem propulsão a partir da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio e podem percorrer um distância maior de 100 metros.
O lançamento foi um sucesso e a equipe vencedora conseguiu a marca expressiva de 148 metros, que deve deixá-la numa posição de destaque na competição nacional.
A Olimpíada de Foguetes é parte da iniciativa do Campus de incentivar a aprendizagem e propor desafios que tornem a construção do conhecimento dinâmica e prazerosa.
POR: IF-AL

Divulgado o edital do convênio IFAL/Petrobras que irá conceder 760 bolsas de estudo



O Instituto Federal de Alagoas, em convênio com a Petrobras, divulgou o edital do processo seletivo para concessão de bolsas de estudo do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) da empresa brasileira de energia. As bolsas são destinadas para alunos do IFAL e as inscrições devem ser feitas no período de 21 a 30 de maio, na Diretoria de Ensino/Extensão do câmpus em que o candidato esteja matriculado.
A inscrição pode ser feita pessoalmente ou por procuração simples com firma reconhecida em cartório. Os resultados serão divulgados na página do IFAL, na data provável de 7 de junho de 2013. No total, estão sendo oferecidas 760 bolsas, cada uma no valor mensal de R$ 350, custeadas pela Petrobras.
O candidato deve estar regularmente matriculado, ser assíduo nas aulas e ser aluno de um dos cursos definidos no edital, são eles: Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica e Química (câmpus Maceió), Segurança do Trabalho e Eletrotécnica (câmpus Palmeira dos Índios), Segurança do Trabalho (câmpus São Miguel), Meio-ambiente (câmpus Penedo), Meio-ambiente (câmpus Marechal Deodoro) e Eletroeletrônica (câmpus Arapiraca). A lista de cursos foi definida conforme critérios da própria Petrobras, de acordo com as estratégias da empresa para formação de mão de obra de nível técnico na área de energia.
Para efetivar a inscrição, é preciso preencher uma ficha (Anexo II do edital), apresentar cópias dos boletins dos dois últimos semestres ou último ano cursado (autenticadas pela secretaria escolar ou departamento de ensino) e, em caso deser beneficiário de programa social, apresentar cópia do documento de recebimento. Todas as cópias deverão ser apresentadas junto ao original para serem conferidas e autenticadas.

Sobre o convênio
Assinado em 16 de abril de 2013, o convênio entre o Instituto Federal de Alagoas e a Petrobras é voltado para Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) da empresa brasileira de energia.
Através da parceria, mais de 7 milhões de reais serão repassados ao IFAL parafomentar a formação dos estudantes dos cursos técnicos do instituto, estimular o bom desempenho acadêmico, reduzir a evasão e despertar o interesse dos alunos pelos cursos técnicos do setor de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis.
Confira o Edital.
Veja o cronograma abaixo.




Alunos dos IFAL-Arapiraca recebem medalhas de ouro na OBFEP 2012 em solenidade da SBF



Dois discentes do IFAL – Arapiraca foram agraciados com medalhas de ouro pelo conhecimento demonstrado nas Olimpíadas Brasileiras de Física das Escolas Públicas (OBFEP), edição 2012. A solenidade de entrega dos prêmios, presidida por representante da Sociedade Brasileira de Física (SBF), ocorreu no Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (IF – UFAL), Maceió, na manhã do sábado 11 de maio.
Na foto abaixo, da direita para esquerda, o discente VINÍCIUS BARBOSA DE OLIVEIRA ARAÚJO, medalha de ouro, o professor de Física José Leandro de A. M. Costa Gomes, e o discente ANDRESSO DA SILVA, também medalhistas de ouro.
Nas palavras do professor José Leandro, “esse momento é a culminância de todo trabalho, dedicação e compromisso daqueles que fazem o cotidiano do IFAL”.
O Campus Arapiraca foi a única instituição de ensino premiada no estado, dentre todos as escolas públicas de Alagoas cujos discentes se submeteram à OBFEP 2012.
A edição 2013 da OBF (Olimpíadas Brasileiras de Física) já tem sua primeira fase programada para o dia 18 de maio, às 13h. Já a OBFEP terá sua prova aplicada no segundo semestre.
por: if-al

Projetos de Extensão 2013

A Coordenação de Extensão do Câmpus Arapiraca informa, em anexo, a relação de projetos de extensão iniciados em abril de 2013.


Prorrogado prazo de submissão de projetos para o PIBITI e PIBIC



A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do Instituto Federal de Alagoas informa que o prazo para submissão de projetos para o PIBITI e PIBIC foi prorrogado até 10 de maio.

Os programas terão duração de 12 meses e cada orientador, desde que atenda às especificações do edital, poderá ter aprovado até quatro projetos de pesquisa, sendo dois no PIBITI e dois no PIBIC. Poderá solicitar apenas uma bolsa por projeto, além do cadastro de um aluno colaborador (não bolsista).

Para a submissão no PIBITI, é preciso acessar este endereço
E para a submissão no PIBIC, 
acesse aqui
Confira o edital
POR: IF- AL

 

Confira o gabarito da Olimpíada Alagoana de Química 2013
A Coordenação Regional das Olimpíadas de Química divulgou o gabarito das provas da etapa alagoana.
A olimpíada foi realizada no último sábado, 20 de abril, nas cidades de Maceió, Rio Largo, Arapiraca, Marechal Deodoro, Cacimbinhas, Murici, Maragogi e Piranhas.
GABARITO PROVA A
GABARITO PROVA B


Comentários
0 Comentários

Contato - Ara Notícia

E-mail: lucas_arapiraca2009@hotmail.com ou
ara.noticia@hotmail.com
Twitter: @arapilucas
. Powered by Site Ara Notícia.